Apesar de não parecer, já estamos quase no final do ano. As decorações de Natal já começam a surgir. Se você é um profissional de Marketing Digital, traçar as estratégias de conteúdo certas para o seu público é fundamental antes que os ovos de páscoa comecem a aparecer nas prateleiras. Saiba como é possível fazer isso de forma simples em 7 passos:

Passo 1: Comece com antecedência

Um erro comum é publicar conteúdos na véspera dos feriados e esperar bons resultados. A maior parte das pessoas se prepara para datas como feriados, Natal e Carnaval, com alguma antecedência, por isso o conteúdo e anúncios de uma campanha devem seguir esse ritmo.

Não é difícil acertar. Coloque-se no lugar do seu cliente e imagine com quantos dias antes do Natal você começa a comprar os presentes dos seus familiares ou os trajes que vai usar no ano novo, ou até mesmo quanto tempo antes do Carnaval compra uma viagem. É nesses períodos que as ofertas de conteúdo devem aparecer.

Passo 2: Defina seu público com precisão

Que tipo de pessoa exatamente você gostaria que recebesse seu conteúdo? Não tenha medo de ser bem específico. Durante a época de festas seu público-alvo pode até mudar. Por isso, é importante segmentar muito bem seu público e conhecê-lo a fundo.

Passo 3: Encontre assuntos quentes

Mantenha seu foco em uma lista de assuntos que você sabe que estão na mente de seu público no período do Natal até o Carnaval. Por exemplo: presentes, jantares, viagens, festas e praia. Abordar esses assuntos pode casar perfeitamente com os desejos do seus clientes.

Lembre-se que a cada pessoa que enxerga esses tópicos positivamente, existe outra que não vê a hora de tudo isso acabar. Saber tocar esse tipo de público com seus conteúdos pode fazer a diferença nos seus resultados.

Passo 4: Faça conexões e conversa

Pense em como cada um dos assuntos dessa lista se conectam com o público que você busca atingir. A partir disso, fica mais fácil criar conteúdos pelos quais as pessoas se interessam. Por exemplo, uma família pode estar buscando dicas de viagem, enquanto estudantes podem estar querendo ocupar seu tempo livre.

Passo 5: Integre sua marca com os desejos do seu público

Como seu produto ou serviço pode se relacionar com esses assuntos de interesse do público? Reflita sobre isso para planejar seus conteúdos. O livro para mulheres jovens pode ser uma ótima forem das estudantes aproveitarem o tempo livre, enquanto serviços de uma agência de turismo ou site de reservas tem tudo a ver com dicas de viagem.

Passo 6: Escreva sobre isso

Agora que você já tem um conceito para sua estratégia de conteúdo, é hora de colocar em prática! Separei algumas dicas para você criar um conteúdo envolvente:

  • Faça listas: “3 segredos para escolher o livro perfeito para ler nas férias”, “8 dicas para viajar em segurança com a sua família”, “5 presentes para sua filha amar neste Natal”, “12 destinos tranquilos para o Carnaval”.
  • Crie galerias de fotos: “Os melhores livros femininos de 2016”, “7 praias incríveis no Brasil para passar a virada do ano”.
  • Tente fazer algo engraçado: “10 motivos para você odiar suas férias” – mostrando como estar de folga é incrível, ou “As piores leituras do mundo” – reunindo leituras tediosas e criando um link com o universo de bons livros.
  • Trabalhe com infográficos: “Livros x seriados: qual é a melhor forma de curtir as férias?”, “Passo-a-passo para encontrar a casa de praia perfeita”.
  • Elabore um quiz: “Sua conta bancária está pronta para as festas?”, “Você está pronta para ler o livro X?”

Não importa o modelo que você escolher, se for informativo e se conectar com as ideias do seu público, você conseguirá gerar engajamento e compartilhamentos.

Passo 7: Atinja seu público

Ótimos conteúdos não trazem resultados se não chegarem até as pessoas certas. Por isso, distribua seus conteúdos nas mídias para garantir o sucesso da sua estratégia.

Se você respeite esses passos, talvez o Papai Noel vá entregar para você uma bolsa de vendas…

Bom Black Friday para todos!

Merci

Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!