Você está navegando por um portal de notícias e lendo sobre os novos lançamentos de smartphones. Ao final da notícia, existem alguns links recomendados que levam a páginas de review dos novos modelos de celular, ofertas de aparelhos e outras notícias sobre futuros lançamentos de celulares de outras empresas. Se você está mesmo interessado no assunto, é muito provável que entre em alguns deles, certo?

É assim que funcionam os Native Ads. Sem serem intrusivos ou atrapalharem a experiência do leitor, eles estão posicionados no local certo para serem vistos e acessados pelos interessados no assunto. Você pode demorar até perceber que já está em outro website lendo outras informações – afinal, o que importa, na verdade, é acessar conteúdos do seu interesse, não é?

Colocar o seu conteúdo no local certo e atingir o seu público-alvo de forma certeira pode parecer uma tarefa difícil, mas a verdade é muito pelo contrário. A sua única preocupação deve ser manter um website atrativo e elaborar conteúdos relevantes para a sua audiência. A Taboola faz com que o seu público consiga encontrá-lo!

Para isso, você criará uma campanha de distribuição de conteúdo. Quer saber como funciona essa estratégia e como você pode criá-la utilizando a Taboola? Então siga acompanhando este artigo!

O que é uma campanha de native ads?

Taboola - Como criar uma campanha de distribuição de conteúdo

Quando as primeiras empresas descobriram que a internet poderia ser uma ótima forma de divulgar os seus produtos para o público, a principal forma de chamar a atenção do cliente era através dos pop-ups – aquelas janelinhas que abrem sozinhas, sem que você queira. Porém, essa nunca foi uma forma muito efetiva de construir uma boa reputação, pois costumava irritar mais do que engajar o público.

O grande segredo para ser bem-sucedido na internet é ser visto mas sem se tornar inconveniente. E foi com essa proposta que surgiu a Taboola, que é uma plataforma de descoberta de conteúdos que faz recomendações de conteúdos para o leitor através da publicidade nativa. Ou seja, artigos, vídeos, apresentações e outros conteúdos são recomendados para o público dentro do website de terceiros.

Para que isso aconteça, é necessário que você crie uma campanha de distribuição de conteúdo. É nessa etapa que você definirá todas as diretrizes para que as suas ações com os Native Ads sejam bem-sucedidas e consigam, efetivamente, alcançar o seu público. É preciso estar no local certo e com os conteúdos certos.

Quando você cria uma campanha de distribuição de conteúdo as suas postagens passarão a aparecer como publicações relacionadas em outras páginas que tratam de assuntos semelhantes aos seus. Com isso, a sua empresa terá um tráfego maior de clientes em seu website, conseguirá aumentar o engajamento e, consequentemente, fechará mais vendas.

Passo a passo para criar uma campanha de distribuição de conteúdo com a Taboola

Você ficou interessado em criar uma campanha de distribuição de conteúdo para usufruir de todas as vantagens proporcionadas por essa forma de chegar até o seu cliente? Então temos uma ótima notícia para você: a criação na plataforma da Taboola é muito simples, personalizável e eficiente.

Ao se cadastrar na Taboola você terá acesso ao Backstage, que é o local onde você pode criar, editar e acompanhar todas as suas campanhas. Ao fazer o seu login, logo na primeira página você verá um gráfico exibindo a evolução das suas campanhas. Nos menus laterais existem os botões para que você interaja com a plataforma.

Criação de uma campanha

Ao acessar o Backstage da Taboola e entrar na opção para a criação de uma nova campanha você poderá definir uma série de informações:

  • Nome da campanha
  • Tracking code, que pode ser utilizado para identificar que o acesso ao seu website aconteceu através de um anúncio promovido pela Taboola
  • Custo Por Clique (CPC), que é o valor que você pagará por cada clique realizado em um Native Ad. Quanto maior for esse valor, mais rápido o algoritmo de recomendação testará seu conteúdo na rede da Taboola, aprendendo onde os usuários são mais propensos a se engajarem.
  • Limite de gastos. Nesse campo você define quanto está disposto a investir na sua campanha, inserindo um limite que pode ser mensal ou para toda a campanha.
  • Limite diário. É possível também definir um limite diário, para que você possa fazer com que a campanha dure ao longo do tempo que você julgar melhor.
  • Data de início e de fim. Você pode definir a data em que a campanha de distribuição de conteúdo começará a ser executada e quando deve ser finalizada.
  • Países alvo. É possível delimitar quais serão os países em que os Native Ads serão exibidos.
  • Plataforma. Você pode definir em quais plataformas serão exibidos os anúncios em qualquer combinação entre mobile, desktop e tablet.
  • URL do conteúdo que será promovido. Depois de realizadas todas as definições básicas, é hora de inserir a URL do conteúdo que você deseja anunciar.
  • Edição da imagem e do título. Você também pode editar a imagem e o título que serão exibidos ao público nos Native Ads.

Feitas todas essas definições, é hora de confirmar todas as informações e deixar que a Taboola leve os seus conteúdos ao público interessado!

Edição das informações da campanha

Em qualquer momento você pode editar todas as informações definidas para a sua campanha para adequá-la ao que você está buscando – como, por exemplo, aumentar o CPC para atingir um público maior ou reduzir o limite diário para diminuir os gastos da sua empresa.

Além disso, é possível pausar e retomar uma campanha no momento que você desejar ou então excluir uma campanha que você julga não estar sendo bem-sucedida. Tudo isso de forma prática, como a criação de uma nova campanha de distribuição de conteúdo.

Acompanhamento dos resultados

Dentro do Backstage da Taboola você pode acompanhar os resultados que estão sendo obtidos por todas as suas campanhas: quantas pessoas visualizaram os anúncios, o CTR (relação entre o número de visualizações e o número de cliques realizados), o número de cliques, o tempo médio que os visitantes passaram no seu website, entre outras informações.

Você já conhecia o funcionamento de uma campanha de distribuição de conteúdo? Sabia que era tão fácil realizar a sua criação com ajuda da Taboola? Se você quer saber mais sobre o assunto, acesse nosso site e tire todas as suas dúvidas! E pretende começar logo, inicie sua campanha agora mesmo!

Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!