Monday May 15th || de Morgan Dierstein

O comércio eletrônico de produtos já mostrou ter um grande potencial de vendas quando comparado às lojas físicas. O aumento no alcance do público, a facilidade de se vender online e os baixos custos operacionais são os principais motivos do sucesso dos e-commerces.

Entretanto, é preciso ter em mente que os processos para se comunicar e se relacionar com o público são mais complexos nas vendas pela internet. E é por essa razão que existem tantas ferramentas com o intuito de potencializar as vendas.

Se você possui um ponto comercial físico, deve se preocupar com a exposição de produtos na vitrine, bom atendimento e divulgação de promoções. Já um e-commerce trabalha com website, blog, e-mail marketing, criação de conteúdos, tráfego de visitantes, métricas de conversão, retarget e se preocupa com toda a experiência individual de cada cliente.

Taboola

A explicação para isso é bem simples: a competitividade é muito grande. Enquanto uma loja física compete apenas com outras lojas da mesma região, um e-commerce está inserido em um mercado ocupado por inúmeras outras empresas de qualquer local do país ou do mundo.

Por conta disso se torna tão importante manter um relacionamento com o cliente e ter a certeza de que ele voltará a comprar na sua empresa. E o que não faltam são estratégias para concretizar esse objetivo.

Uma das formas de aumentar o tráfego e conseguir engajar mais clientes é entregar conteúdos relevantes e mostrar o valor dos seus produtos. A Taboola proporciona um alcance público em massa nos principais sites para auxiliá-lo a aumentar as vendas. Veremos neste artigo como performar com a Taboola em um e-commerce!

O comportamento do cliente em e-commerce

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e isso reflete diretamente no seu comportamento de compra. O foco deixou de ser apenas no produto e no seu valor, e passou a ser na experiência que a empresa pode proporcionar.

É por isso que os anúncios falando apenas sobre as qualidades do produto deixaram de fazer tanto efeito. E o mesmo vale para os pop-ups com ofertas e propagandas que costumavam ser comuns em páginas da internet.

Agora esses anúncios – que eram odiados pela maioria do público – deram lugar a contatos mais sutis entre a empresa e o consumidor. Conteúdos escritos ou em vídeo, amostras gratuitas, contato por e-mail, promoções criativas nas redes sociais. Diferentes formas de engajar o público sem colocar a pressão da venda.

A importância de conhecer o seu público

O quão bem você conhece o público do seu e-commerce? Um conhecimento profundo sobre seus gostos, práticas e características é essencial para a elaboração de uma boa estratégia de vendas. Quanto melhor você conhecer o seu cliente, mais pode oferecer a ele.

Em alguns segmentos, oferecer descontos e promoções de produtos frequentemente pode ser uma boa estratégia para vender mais. Para outros, essa seria uma estratégia ineficiente.

Pegue por exemplo um comércio eletrônico de livros. Ao enviar e-mails com livros em promoções de forma frequente, o consumidor pode acompanhar a progressão de preços até que receba uma boa oferta de um livro de um autor que possui afinidade, ou então de um livro que ouviu falar bem.

Por outro lado, se você está vendendo carros – que possuem um grande valor – enviar apenas promoções pode não ser a melhor solução. O cliente leva em conta não só o valor do carro, mas sim a qualidade da marca, suas funcionalidades, opiniões de outros clientes e toda a experiência que ele pode comprar junto com o seu veículo.

Como performar em e-commerce com a Taboola?

A Taboola é uma ferramenta que direciona o tráfego do público através da recomendação de conteúdos em alguns dos sites mais visitados. Ou seja, os seus conteúdos podem ser sugeridos aos leitores de acordo com os seus interesses.

Imagine que você tenha um comércio eletrônico de roupas e o leitor esteja acessando uma notícia sobre as tendências da moda para o inverno em um portal de notícias. Um artigo do seu blog sobre como escolher a melhor bota pode aparecer como conteúdo recomendado ao final daquela notícia, levando esse leitor para a sua empresa.

O conhecimento do público que abordamos no capítulo anterior é muito importante quando falamos sobre performar com a Taboola. Para alguns e-commereces, a melhor estratégia é apostar no redirecionamento dos leitores para promoções, para outros, é preciso nutrir esse público com conteúdos e apostar em um relacionamento de longo prazo.

A Taboola tem muito a oferecer para o seu e-commerce independentemente de suas características. O grande ponto é alinhar as estratégias para otimizar os resultados. Veremos a seguir alguns aspectos que podem exercer influência nessa relação!

O momento da decisão de compra

Você tem ideia de quando o seu cliente faz a decisão de compra? É no primeiro acesso ao seu comércio eletrônico? Depois de receber ofertas e promoções? Ou ele costuma acompanhar os seus conteúdos ao longo de semanas até decidir comprar?

De acordo com o produto que você vende, isso tudo pode sofrer muitas variações. De qualquer forma, o conhecimento sobre esses dados é muito útil na hora de compor uma estratégia de atração e conversão do público.

Relacionamento com o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais formas de comunicação entre um e-commerce e o seu público. Quantos e-mails com ofertas você costuma receber por dia? Provavelmente são tantos que você abre apenas aqueles que chamam a sua atenção, certo?

Para que o engajamento dos e-mails marketing seja ainda maior, a Taboola pode customizar a experiência dos leitores através de recomendações exclusivas. Os conteúdos contendo informações relevantes são entregues nos e-mails nos momentos em que eles são mais propensos a engajar.

Modelo de atribuição

Tudo o que é possível alcançar nas empresas de comércio eletrônico depende de seu modelo de atribuição. Se a empresa utiliza um modelo de atribuição Last Click, o ideal é trabalhar com anúncio de produtos de baixo valor que explorem a compra. Caso os produtos vendidos sejam de maior valor, normalmente será utilizado o retargeting sequencial.

A grande questão do modelo de atribuição Last Click é que ele leva em conta somente o último ponto de contato entre o cliente e a empresa no momento da conversão. Sendo assim, é difícil visualizar a importância da recomendação feita pela Taboola lá no início do relacionamento – mesmo que tenha sido isso o responsável pelo cliente conhecer a sua empresa.

Se você adotar um modelo de atribuição Position Based como forma de mensurar o resultados, será mais fácil visualizar o poder de influência de cada contato realizado com o cliente. Dessa forma, você não precisa chegar ao momento da venda rapidamente e pode nutrir o lead com conteúdos até que ele finalmente tome uma decisão de compra.

Veja no exemplo acima, a palavra compre não foi usada nenhuma vez, mas o cliente alcançou altas taxas de clique utilizando a técnica.

O poder do retarget

Para finalizar, vamos abordar um dos aspectos mais importantes em uma campanha de e-commerce: o retarget – que é a estratégia de apresentar novamente um anúncio para o cliente de acordo com os produtos que ele visualizou.

O retarget faz com que o visitante não esqueça da sua empresa ou dos produtos que ficou interessado, podendo ser bastante influente em uma decisão de compra. Entretanto, mais uma vez, a estratégia do seu e-commerce e o valor dos produtos que você vende podem influenciar no modo como você irá utilizá-lo.

O modelo de atribuição adotado também será importante para medir a efetividade do retarget, em complemento aos conteúdos recomendados pela Taboola e todas as outras formas que a sua empresa utiliza para se relacionar com o cliente.

Você já conhecia as possibilidades que a Taboola oferece para o seu e-commerce? Se você quer saber mais sobre os ganhos que pode obter, visite o nosso website!

Morgan Dierstein

Morgan é Media Sales Manager na Taboola, ajudando os clientes a refinar e otimizar sua estratégia de conteúdo em toda a rede da Taboola. Nascido em Paris, ele veio para Taboola depois de 10 anos como empreendedor e estrategista digital, especializado em negócios emergentes na Europa e nos Estados Unidos. Possui MBA em Gestão de Projetos na FGV Rio. Ele é apaixonado por futebol, fotografia e histórias. https://br.linkedin.com/in/morgandierstein