Friday September 22nd || de Morgan Dierstein

Nos últimos anos, a descoberta de conteúdo gerou campanhas de marketing bem-sucedidas para empresas de todos os tamanhos, gerando uma variedade de objetivos na jornada de compras, tanto para marcas emergentes, quanto para aquelas que já estão estabelecidas, desde a conscientização até a consideração da compra. Mas lançar sua primeira campanha de descoberta de conteúdo também pode envolver uma curva de aprendizado.

Abaixo, vamos te mostrar alguns dos obstáculos comuns que você pode enfrentar ao configurar uma campanha de descoberta de conteúdo, além de algumas dicas sobre como corrigir esses erros e ver resultados imediatos.

Taboola

4 motivos que podem estar sabotando sua campanha de descoberta de conteúdo

#1. Minhas campanhas não recebem cliques suficientes 

A Taboola opera em um modelo de custo por clique (CPC), garantindo que nossos parceiros de marketing paguem apenas se um usuário optar efetivamente por se envolver com seu conteúdo. Para se certificar de que sua campanha é competitiva e receber impressões iniciais suficientes na rede, é importante seguir nosso CPC recomendado.

Logo, certifique-se de que seu conteúdo seja seguro para todos os públicos e comece segmentando um público amplo, para que o algoritmo da Taboola possa identificar rapidamente os locais mais relevantes para promover suas campanhas.

Os títulos e imagens atraentes também são vitais para controlar com sucesso os cliques, uma lição que tanto os anunciantes quanto os jornalistas já conhecem bem. Felizmente, você pode usar o teste A/B da Taboola para experimentar dezenas de combinações e descobrir a “embalagem” mais convincente para a sua campanha.

Mesmo depois de descobrir uma combinação bem-executada, a experimentação contínua é crucial para gerar novas idéias que podem funcionar ainda melhor (especialmente com elementos criativos que não enjoem o usuário).

Se quiser, você pode dar um checada nas melhores práticas da Taboola para usar em seus títulos e imagens, e saber mais sobre como potencializar a criatividade da sua campanha para obter o máximo de impacto.

#2. Os usuários não engajam com meu conteúdo

Encorajar os usuários a clicar em seu conteúdo é apenas parte da batalha, já que os retornos sobre o investimento ocorrerão depois que um usuário se envolver com seu conteúdo e agir.

Se as suas landing pages estão vendo altas taxas de rejeição, pense se a promoção da campanha reflete com precisão a experiência pós-clique.

Também é importante, no início, certificar-se de que sua campanha está usando o melhor formato para promover a mensagem que deseja transmitir. Por exemplo, a pesquisa da Taboola junto com a Clicktale descobriu que o texto ressoa mais com a mentalidade racional e de tomada de decisão do público (relevante para aumentar a geração de leads e vendas), enquanto os elementos visuais afetam mais as emoções do espectador (promovendo a consciência da marca).

Esta filosofia centrada no usuário também pode se aplicar a muitos outros elementos da sua campanha de descoberta de conteúdo, incluindo o design da página, a facilidade de navegação, capacidade de resposta a diferentes tipos de dispositivos e muito mais.

#3. Depois de chegar no meu site, os usuários não convertem 

A descoberta de conteúdo funciona de forma diferente de uma campanha tradicional de resposta direta. Sua página de destino deve primeiro capturar a atenção de um usuário, fornecendo algum tipo de valor educacional ou de entretenimento, algo que seja diretamente útil para eles.

Somente depois que a conexão for estabelecida, você pode efetivamente introduzir um “call-to-action” (CTA) para o usuário, seja na forma de uma assinatura de e-mail, um teste gratuito ou nova compra.

As taxas de conversão são mais afetadas pela experiência do usuário de se envolver com um CTA. Esses módulos precisam ser colocados de forma proeminente, simples de atuar e suportados por um conteúdo convincente e facilmente digerível. Para ajudar, veja nosso infográfico sobre práticas recomendadas para a criação de páginas de conteúdo que convertem.

#4. Meu CPA ainda está alto

Depois de ter uma campanha de descoberta de conteúdo bem sucedida em funcionamento, você pode se preocupar menos com as taxas de clique (CTR) e, em vez disso, se concentrar na qualidade de cada clique que está sendo gerado, de acordo com suas métricas de desempenho chave (por exemplo, taxas de conversão, tempo no site , páginas por visita, etc).

Os custos por ação (CPAs) variam significativamente dependendo de fatores como país, plataforma (por exemplo, desktop, celular) e editor e depois de analisar seus dados pós-campanha para ver onde o desempenho está mais forte, você pode criar novas campanhas que se concentrem unicamente no público mais valioso.

Para alcançar o melhor desempenho da campanha, nossa equipe também aconselha nossos parceiros de marketing a “pré-qualificar o clique”, garantindo que suas manchetes não sejam muito amplas e encorajem apenas o público certo a clicar.

Mais uma vez, isso pode diminuir as CTRs, mas suas campanhas recentes – e eficientes – permitirão que você lance melhores CPC’s em geral.

Interessado em aprender mais sobre como você pode gerar resultados com o Taboola? Confira nossa Central de Ajuda do anunciante e inicie uma nova campanha agora mesmo!

Morgan Dierstein

Morgan é Media Sales Manager na Taboola, ajudando os clientes a refinar e otimizar sua estratégia de conteúdo em toda a rede da Taboola. Nascido em Paris, ele veio para Taboola depois de 10 anos como empreendedor e estrategista digital, especializado em negócios emergentes na Europa e nos Estados Unidos. Possui MBA em Gestão de Projetos na FGV Rio. Ele é apaixonado por futebol, fotografia e histórias. https://br.linkedin.com/in/morgandierstein