Adaptando sua estratégia de publicidade durante a crise

Postado por

Tempos como esses servem como um lembrete de que tudo pode mudar a qualquer momento. Sua prioridade é a segurança de todos ao seu redor, entes queridos, amigos, conhecidos e desconhecidos, além de encontrar maneiras de restaurar o mundo como era antes (ou até melhorá-lo).

Seguir essas prioridades é se adaptar também às novas formas de negócios. Como empresas em todos os lugares, em todos os setores, enfrentam o risco e a dificuldade de fechar suas portas com a crise, queremos ser um recurso para ajudar.

Para quem já alocou parte de seu orçamento em publicidade e para quem deseja que seus clientes saibam que ainda estão aqui e prontos para servir, esse artigo é para você.

Aqui estão três maneiras, inspiradas em casos e empresas reais, de como adaptar sua estratégia de publicidade para continuar a ser um recurso na vida de seus clientes à medida que o mundo se ajusta.

Trabalhe com o que você tem

As chances são de que você já criou seus criativos de anúncios e agora pode se sentir em dúvida quanto ao que exatamente fazer com eles.

Como você se adapta sem começar do zero e usando um orçamento que talvez não tenha no momento?

A resposta é: use o que já tem, mas com alguns ajustes necessários.

Por exemplo, o caso da Travelzoo, uma empresa global de mídia que verifica e oferece promoções de viagens de mais de 2.000 empresas de viagens e entretenimento, principalmente na Europa e EUA.

Eles executam uma campanha semanal por e-mail, conhecida como “Wednesday deals”. Toda quarta-feira, eles compartilham as 20 principais ofertas de seus parceiros na semana anterior, incluindo voos com desconto, hotéis, passeios, shows de teatro e muito mais.

Devido ao impacto do COVID-19 na indústria de viagens, a Travelzoo abordou o problema de frente e imediatamente encontrou uma nova maneira de lidar com a situação de forma útil para os leitores e trazendo benefícios para seus parceiros.

Eles incluíram suas ofertas em um novo boletim informativo onde oferecem acordos e descontos exclusivos para experiências de viagem, nas quais o público pode usufruir do conforto de suas casas⁠ – coisas como aprender um idioma, assinar um serviço de entrega de vinhos por região ou até mesmo comprar novas malas à venda.

Quando em uma situação de desafio e incerteza é fundamental pensar no que você já tem em mãos para abordar direta e abertamente seu público, para que saibam que você ainda está presente para eles e que ainda pode ser valioso.

E não precisa começar do zero para fazer isso.

Aborde a situação de frente

É absolutamente essencial abordar o COVID-19 com seu público.

A pequena varejista de roupas familiar Mixology, com base nos EUA, fez exatamente isso.

Eles começaram com um e-mail pessoal e sincero do CEO e da equipe fundadora da empresa, que abordou o quão assustador é ser uma pequena empresa nos tempos do COVID-19.

Também explicou de maneira clara a mudança da empresa de incentivar outras formas de interação on-line com sua marca, ajudando-os a permanecer no negócio e apoiando sua equipe de trabalho e suas famílias.

A empresa imediatamente começou a promover maneiras alternativas de manter o serviço à sua base de clientes, ao invés de direcioná-los às suas nove lojas físicas.

Ao oferecer experiências pessoais de compras, cartões-presente para uso on-line ou posterior à crise, além de comunicação direta com especialistas da equipe, essa pequena empresa está tomando medidas para trabalhar com o que tem em mãos e não se esquivar do fato de que um pandemia os coloca em risco de fechar suas portas.

Seja franco quanto ao que está acontecendo no mundo hoje e lembre-se de que as mudanças estão sendo feitas como uma resposta direta ao COVID-19. Sua base de clientes será grata pela honestidade.

Seja Verdadeiro, Seja Autêntico

Em tempos de crise, fazer compras pode não estar nem perto da lista de prioridades de seus clientes – e é compreensível. É muito importante manter-se fiel aos valores e ao tom das mensagens que levaram esses clientes a você em primeiro lugar.

Empresas de todos os tamanhos estão sentindo medo e incerteza. Permanecer honesto e verdadeiro é muito importante, mesmo que essas preocupações sejam também igualmente válidas.

O serviço de entrega de álcool Drizly é conhecido por suas comunicações bem-humoradas e por não se levarem muito a sério. Eles trabalham diretamente com uma grande variedade de parceiros e motoristas de varejo que tornam possível o serviço nos EUA e Canadá.

Se a comunicação viesse da empresa em um tom distante do habitual, ela não pareceria genuína e não falaria com a base de clientes que eles trabalharam duro para construir. Então, eles tomaram a decisão de permanecerem originais.

Para continuar a apoiar seus parceiros e sua equipe, ela adaptou a mensagem ao momento, porém de forma leve e bem humorada, (pedindo por recomendações de filmes e séries para assistir em casa, por exemplo) mantendo portanto sua voz usual.

As estratégias de comunicação com o público precisam ser dinâmicas e mudar em tempos de crise, mas os elementos da sua marca que tornam seus clientes fiéis, não. Mantenha-se autêntico e lembre-se de que você e seus clientes estão nisso juntos.

Seja Prestativo, seja Honesto, seja Real

Empresas de todo o mundo enfrentam os mesmos desafios, se esforçam para garantir o bem-estar de suas equipes e servir seus clientes, tornando cada vez mais crítico adaptar suas estratégias de atuação.

Adaptação não significa procurar um novo orçamento (de fato, significa o oposto) e exige uma abordagem séria da situação. Também exige que se mantenha a autenticidade – em tempos de crise, tudo pode parecer de cabeça para baixo, mas é essencial manter-se fiel e honesto à sua voz e valores de marca e empresa, isso ajuda a manter as coisas no caminho certo.

Empresas reais de todos os tamanhos, em todos os setores, estão enfrentando os mesmos desafios, todos juntos. Compartilhe as maneiras pelas quais você está adaptando suas estratégias com outras pessoas e apoie-se mutuamente. Tempos difíceis exigem medidas sem precedentes e a busca de novas estratégias que sirvam de inspiração ao mundo em transição.

Crie sua primeira campanha com a Taboola!