As melhores estratégias de segmentação, enquanto o mundo trabalha remotamente.

Postado por

 

Já fazem algumas semanas que o mundo se deparou com uma série de mudanças em sua realidade com a crise do COVID-19, e talvez uma das maiores foi justamente a necessidade de manter o distanciamento social e ficar em casa.

Essa mudança trouxe aos profissionais de marketing um novo desafio de como alcançar a audiência, fazer com que conheçam e saibam sobre sua marca e manter-se como parte importante de seus hábitos de consumo e necessidades. Afinal, uma mudança no local onde passa-se a maior parte do tempo, também muda desejos, necessidades, a maneira como se consome conteúdo e comportamentos em geral.

Para as marcas em meio a esse desafio e se perguntando como podem manter contato com seu público, explicamos como essa mudança afeta diversos fatores, incluindo:

  • As horas do dia e da semana em que as pessoas podem estar procurando produtos, serviços ou informações.
  • Quais dispositivos as pessoas estão usando para consumir conteúdo.
  • Os tipos de conteúdo que as pessoas desejam e precisam ver mais agora.
  • As metas de marketing e os KPIs que fazem mais sentido em um momento como este.

Com as informações e os dados mais recentes, analisamos as tendências de segmentação necessárias para manter contato com seu público-alvo durante esse período tão incomum.

Quando atingir os consumidores

Houve um ajuste natural nas horas do dia e da semana em que as pessoas estão procurando produtos e serviços. Encontre os consumidores onde eles estão para engajá-los com sua mensagem.

Para identificar as melhores estratégias de segmentação para essa nova realidade, analisamos a relação entre oferta e demanda. Quando há menor oferta e maior demanda por conteúdo, é uma oportunidade para os anunciantes ficarem à frente dos consumidores que desejam vê-los. A oferta aqui é a porcentagem de gastos que os anunciantes estão dedicando a um determinado tempo, dispositivo ou tipo de conteúdo e a demanda é a CTR (taxa de cliques).

Uma tendência importante a ser observada: estamos vendo uma demanda maior por parte dos consumidores. Em média no Brasil, as CTRs aumentaram 8% neste mês em relação ao mês passado.

Ao longo do dia

Trabalhar em casa pode significar uma infinidade de coisas, além de literalmente trabalhar de casa. Para a maioria das pessoas, estar em casa significa um aumento também de outras obrigações, como lidar com as aulas remotas da escola dos filhos, realizar as tarefas domésticas, respeitar os espaços de convivência e muito mais.

Talvez por causa dessas mudanças no estilo de vida, estamos vendo tendências de comportamento que indicam que agora é melhor se comunicar com as pessoas no final do dia, talvez depois do jantar ou na hora de dormir dos filhos, quando eles se encontram mais propensos a absorver novas informações e com algum tempo livre para descobrir, ler e interagir com sua marca.

Estes são os horários que se destacaram como a melhor oportunidade para os anunciantes:

  • 19h00
  • 22h00
  • 23h00

Isso é diferente do que víamos anteriormente – as pessoas interagiam com o conteúdo durante a manhã, por volta das 7:00 da manhã (talvez durante o trajeto para o trabalho) e até bem mais tarde da noite.

Durante a semana

Atualmente, a maior oportunidade para anunciantes ocorre de terça a quinta-feira. Esse é um desenvolvimento da situação que víamos anteriormente, quando a maior oportunidade nas campanhas dava-se principalmente nas quartas-feiras.

Talvez agora com a nova rotina, onde os dias se confundem de certa forma, depois de uma segunda-feira abarrotada de tarefas do trabalho, escola, casa e outros, de terça-feira em diante seja um momento onde as pessoas se abrem mais para consumir conteúdo, acompanhar o que acontece no mundo e se preparar para o resto da semana com mais tempo e calma. Alcance os consumidores nesses dias e ajude-os a encontrar sua marca, justamente no momento em que estão em busca de informações e abertos a novas coisas.

Onde alcançar os consumidores

Estar longe do escritório, das ruas e da rotina normal pode significar uma diferença nos dispositivos nos quais o público passa o tempo, consumindo conteúdo e tomando decisões de compra.

De acordo com as tendências que observamos em relação aos últimos meses, curiosamente, os tablets ainda oferecem grande oportunidade para os anunciantes, justamente pela alto CTR e baixa porcentagem de gasto na plataforma.

Com os desktops sendo usados para o trabalho em casa e os celulares que praticamente usamos o dia todo, faz sentido que os tablets possam ser uma alternativa para a navegação ao final do dia.

Agora é a hora de testar uma campanha em tablets para se aproximar e se conectar com audiência em suas casas.

Qual conteúdo compartilhar com os consumidores

Entender quais tipos de conteúdo têm maior demanda permitirá a criação de materiais que mais se conectem com o público.

Embora os artigos em texto e landing pages representem a maioria do gasto em conteúdo, eles não necessariamente apresentam aquilo que a audiência mais se interessa e portanto as melhores taxas de CTR, o que é consistente com as tendências que vimos nos últimos meses.

No pico da oportunidade de consumo, ao final do dia e no meio da semana, as pessoas estão abertas a consumir conteúdo de vídeo. À medida que o comportamento do consumidor muda, agora é um bom momento para testar suas landing pages com vídeos e atender a essa demanda.

Quais os KPIs mais utilizados

Analisando a network da Taboola, atualmente os anunciantes estão bem mais focados em campanhas de perfomance do que de awareness. Compreensível pelo atual esforço de gerar resultados e receita em meio à crise.

Considere analisar e mensurar KPIs de Page Views, Leads e Compras.

Quando, onde, como, mas o mais importante, por que

Como nos adaptamos a um período de fazer tudo dentro de casa, é importante não apenas impactar as pessoas de maneira cuidadosa e original, mas também fazê-lo de acordo com as preferências do usuário – na hora, no dia e através dos dispositivos nos quais estão abertos receptivos à sua mensagem.

Tenha os seguintes tópicos em mente:

  • Alcance os consumidores durante a noite, quando a jornada de trabalho termina, os pratos foram lavados e as crianças estão na cama.
  • Fale com as pessoas enquanto se preparam e durante o meio da semana estão, de terça a quinta-feira.
  • Existe uma grande oportunidade em impactar os consumidores em tablets, longe do ambiente de trabalho e do celular.
  • Invista no conteúdo de vídeo para envolver a audiência que procura adquirir comprar algo novo.
  • Fique atento a sua performance de Compras, Page Views e geração de Leads

Estamos todos juntos nessa nova realidade e se você pode atender melhor seu público e conectá-lo às suas mensagens, agora é a hora de fazê-lo da maneira mais eficiente possível.

Crie sua primeira campanha com a Taboola!