Nem é preciso dizer que o estado do mundo em meio ao COVID-19 é desafiador, incerto e impacta a todos. É grande o número de pessoas incríveis ocupando as linhas de frente de combate ao vírus, fazendo sua parte de diversas maneiras e se posicionando para fazer a diferença. O mesmo vale para empresas e marcas ao redor do mundo.

Com a grande maioria de seus planejamentos já construídos para o ano, muitas marcas encontraram maneiras de dinamizar e mudar suas estratégias de comunicação rapidamente e de forma significativa à sociedade.

Aqui, não só vamos analisar alguns exemplos, mas também compartilhar como você pode aplicar as estratégias usadas em tais campanhas, em suas estratégias de negócios. No final das contas, todo mundo pode fazer a diferença e, quando as empresas têm os meios para fazer isso, é importante que isso seja usado de maneira produtiva, relevante e útil.

Ford: Built to Lend a Hand + Built for Right Now

(Ford: Feito para dar a mão + Feito para o agora)

Por muito tempo, a Ford esteve por trás de muitos comerciais de super bowl e anúncios diários de bem-estar, mas com a situação do COVID-19, eles deram um passo a mais.

Seguindo o tema de suas campanhas anteriores “Built Ford Proud”, a Ford promoveu seus novos anúncios de vídeo em duas frentes: “Built to Lend a Hand” e “Built for Right Now”.

“Built to Lend a Hand” faz uma retrospectiva fria dos momentos mais delicados da história, quando houve a necessidade de veículos – aviões, tanques de guerra, veículos de resgate – e também de apoio financeiro e emocional, e que mesmo nesses momentos tão difíceis do passado, eles estavam lá para quem precisasse. Mais uma vez, agora em meio aos desafios desta crise, eles ainda estão presentes e prontos para ajudar aos clientes que precisam.

Diante da crise, a Ford não diz apenas que eles estarão lá, eles realmente encontram maneiras tangíveis de fazê-lo, como por exemplo, melhores condições de pagamento para financiamentos e dívidas de clientes.

No vídeo “Built for Right Now”, a Ford lembra que eles existem há mais de 100 anos, o que significa que testemunharam de verdade últimos altos e baixos da história do mundo. Eles mencionam para quem são os veículos da Ford (leia-se: todos) e que eles não são apenas construídos para ajudar, mas são construídos para ajudar aqui e agora.

Principais aprendizados:

  • Antes de tudo, lembre aos seus clientes que você está presente para eles da maneira que puder.
  • Tome ações reais – as palavras podem ser reconfortantes, mas oferecer ajuda real, seja financeira, emocional ou mesmo fisicamente, pode significar muito em um momento de crise
  • Reflita sobre a nossa história – mesmo as empresas que não existem há tanto tempo quanto a Ford podem refletir sobre o passado e lembrar as pessoas do poder e da força, que se ganha quando todos trabalham juntos.
  • Abrace a mudança – mudar todo um plano de marketing pode parecer intimidador, mas trabalhe com o que você já tem, seja honesto e não evite abordar a situação de maneira direta.

Guinness: A Message on St. Patrick’s Day

(Guiness: Uma mensagem no dia de St. Patrick)

Nos últimos 260 dias de St. Patrick, o Guinness esteve presente com copos cheios até a borda, festa, alegria e energia suficiente para durar uma vida. O último dia de St. Patrick, no entanto, foi diferente. Em vez de ficar quieta ou recolhida, a Guinness manteve o espírito pelo qual são conhecidos há mais de dois séculos e divulgou uma mensagem sincera, reconfortante e inspiradora.

Principais aprendizados:

  • Compartilhe seus esforços (grande ou pequeno) para retribuir à sua comunidade ou à comunidade em geral.
  • Se possível, priorize não só o que você está vendendo e lembre as pessoas de serem boas umas com as outras e agradecer o outro – isso vindo de uma marca que as pessoas conhecem e confiam, pode fazer o bem ao mundo.
  • Lembre as pessoas que você lembra do passado, e está focado no presente e no futuro – o que as pessoas passaram, o que estão passando e para onde vamos.

Budweiser: One Team

(Budweiser: Um time)

Você não precisa ser fã de esportes para saber que todos os tipos de torcedores ao redor do mundo abrem uma cerveja Budweiser em dia do jogo. O mundo do esporte é normalmente dividido por regiões, times e cores de camisa, no momento atual a Budweiser está se voltando a esses mesmos fatores para mostrar que a comunidade é uma só, e que as equipes que importam agora são as que estão na linha de frente, trabalhando para tornar o mundo um lugar mais seguro.

A Budweiser, uma empresa que investe milhões de dólares em esporte ao redor do mundo, está realocando seus fundos para ajudar as linhas de frente e lembra aos torcedores e clientes que não há espaço para divisão em tempos de crise, que somos todos um só time.

Principais aprendizados:

  • Pense em algo pelo qual é reconhecido e transforme-o. Um restaurante conhecido por seus hambúrgueres? Mostre que você optou pela retirada na calçada ou doe o que puder para as equipes de serviços essenciais. Uma academia local? Peça aos professores que realizem suas aulas virtualmente em suas casas e disponibilize esse serviço aos seus alunos.
  • Aproveite esse momento para abraçar a diversidade – somos todos um só time nesse momento, e isso pode ser um lembrete extremamente importante das empresas para seus clientes.

Vodafone Italia

Em circunstâncias normais, a Vodafone Italia é uma empresa que se orgulha de ajudar os clientes a se comunicarem com seus entes queridos. Nestes tempos difíceis, essa comunicação é mais importante do que nunca. Mas a Vodafone Itália não usou apenas sua plataforma para mostrar como os consumidores podem confiar na Vodafone para se comunicar – eles usaram sua plataforma para mostrar como a família e os amigos podem cozinhar juntos, aprender, trabalhar, compartilhar histórias, conectar-se, ouvir música e muito mais, tudo virtualmente.

A empresa lembra aos seus usuários que eles podem permanecer conectados ao mundo quando a presença física não for possível.

Principais aprendizados:

  • Seja humano. Lmebre-se que as pessoas procuram conforto nos hábitos familiars do cotidiano – cozinhar, fazer atividade física, conversar com amigos e familiares entre outras. Você pode ajudá-los de alguma forma? Agora é um ótimo momento para isso.
  • Seja autêntico. Você não precisa de um alto investimento em produção e direção de arte para fazer bons vídeos. Seja original, esse é o tipo de conteúdo que vai conversar melhor com a audiência.

Vídeo a seu favor

Estamos hoje em um momento difícil, repleto de desafios e obstáculos. Pessoas em todo o mundo estão fazendo o que podem para ajudar suas famílias, vizinhos e o aqueles a sua volta. Agora é a hora das marcas usarem seus recursos para encontrar maneiras de fazer o mesmo – não precisa ser apenas financeiramente e não precisa ser algo grande – precisa apenas ser real e verdadeiro.

Os exemplos que mostramos aqui são maneiras pelas quais as marcas podem levar seus valores e mensagens a público e somar ao cotidiano de todos.

Independentemente do tamanho da sua empresa ou da quantidade de seus recursos, você pode causar um impacto. É preciso um pouco de coragem e muito coração.

Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!