banner blindness (1)

Data: 1994. A pilha de pixels acima da AT&T apareceu em um site chamado HotWired. Cerca de 44% das pessoas que viram clicaram.

O acontecimento é digno de uma publicação nos anuais de publicidade. O anúncio de banner havia chegado e uma nova era de marketing digital nascia. 24 anos e bilhões de dólares depois, a indústria continua a evoluir diariamente.

Atualmente, já foi dito (até demais) que você tem uma probabilidade maior de sobreviver a um acidente de avião ou ganhar na loteria do que clicar em um anúncio de banner.

Sim, esta é uma grande hipérbole, mas abre a porta para examinar um problema muito real no marketing online…

Anúncios de banner são um fracasso.

Entenda, subconscientemente quase ninguém lhes dá atenção, um fenômeno que veio a ser conhecido como cegueira de banner.

As taxas de cliques são abismais

Uma pesquisa recente da Smart Insights esclarece quão grave é o problema.

banner blindness (2)

A pesquisa analisou vários posicionamentos e tamanhos para anúncios de display, e descobriu que a CTR (clickthrough rate ou taxa de cliques) em todos os formatos de anúncio é de 0,05%.

A taxa de cliques do anúncio varia de acordo com o posicionamento e o formato. O banner leaderboard tradicional tem um desempenho fraco em comparação com os skyscrapers, o retângulo médio e o novo formato de retângulo grande.

O estudo também afirma que os anúncios Rich Media percebem uma CTR ligeiramente melhor de 0,1%. De acordo com essa pesquisa, a CTR para anúncios em vídeo gera uma pequena vantagem para alguns formatos, mas não todos.

O estudo afirma que a CTR para outros formatos de anúncios on-line, como o Google AdWords e o Facebook, pode exceder 1% e é mais eficiente, pois normalmente eles têm uma intenção maior e, portanto, taxas de conversão superiores.

Bloqueio de anúncios é um problema

The growing popularity of ad blocking certainly adds to the woes of those who buy or sell displays ads.

banner blindness (4)

Acima estão os dados sobre a taxa de penetração de usuários que bloqueiam anúncios nos Estados Unidos. Em 2016, 24,4% dos usuários de Internet dos EUA bloquearam os anúncios em seus dispositivos conectados. Os percentuais de 2017 e 2018 foram projetados.

Outro ponto sensível relacionado ao bloqueio de anúncios: aqueles que ganham mais tendem a ser os mais propensos a instalar softwares de bloqueio de anúncios.

Anunciantes, onde estamos agora?

Parece claro que os anúncios de banner não têm bom desempenho. Você deve estar satisfeito com as taxas de cliques de 0,1% e gastando o orçamento em impressões que ninguém percebe?

Como você responde à cegueira de banner? O especialista em marketing digital Jeff Bullas oferece sugestões:

  • Posicione qualquer tipo de anúncio estrategicamente. Bullas recomenda o uso de posicionamentos de anúncios entre as postagens do blog.
  • Evite os padrões. Formatos não padronizados, cores incomuns e efeitos com movimento podem ajudar a atrair a atenção.
  • Pense móvel. Os anunciantes devem otimizar para dispositivos móveis, usar vídeos e incluir um botão “Ligar agora”. Os publishers devem procurar reduzir a desordem.

Dicas da agência da DIgitalMonopoly da Austrália incluem:

  • Mostre seus anúncios para o público certo. O post cita um estudo que revela que apenas 2,8% dos usuários da web acreditavam que os anúncios de display que eles viram eram relevantes para eles.
  • Analise a conversão e, em seguida, segmente. Analise o tipo de tráfego que já está convertendo para seu site e segmente de acordo com a demografia.
  • Gerencie posicionamentos eternamente. Depois que sua campanha estiver em exibição por um tempo, revise os dados para ajustar seus posicionamentos.
  • Crie anúncios melhores. Crie anúncios que respondam a uma pergunta específica, ofereçam uma solução para um problema ou apelem para uma emoção.

Sua recomendação final introduz publicidade nativa – e sua premissa central:

Faça seus anúncios parecerem menos com anúncios.

Seu post diz:

“Os anúncios nativos costumam ser citados como a solução para a cegueira de anúncios porque eles se aproximam do site no qual são exibidos e, portanto, parecem pertencer a eles”.

O resto deste post é sobre publicidade nativa, o antídoto para a cegueira de banner.

banner blindness (5)

A conclusão em um infográfico do Infolinks reitera alguns dos pontos abordados até agora e diz: “Seja nativo”.

Insights de especialistas em publicidade nativa

À medida que o interesse na publicidade online tradicional se reduz, a revolução do marketing de conteúdo avança a um momento incrível.

A publicidade nativa possibilita a união entre o marketing de conteúdo e a publicidade on-line. É uma união útil também. As marcas usam publicidade nativa para combinar seus esforços de marketing de conteúdo com o público amplo alcançado por meio de sites de publishers. Bloqueadores de anúncios não atrapalham.

lauren fisher

“O crescimento do posicionamento digital nativo está sendo impulsionado pela busca dos publishers por um inventário de maior valor e mais otimizado para dispositivos móveis, bem como pela demanda dos anunciantes por anúncios mais envolventes e menos intrusivos”.

“Estamos vendo um grande aumento de publishers não sociais adotando anúncios e vídeos em feeds. Junto a avanços contínuos na frente nativa programática, isso acelerará os gastos com posicionamentos nativos não sociais”.

—Lauren Fisher, analista da eMarketing

 

adam abelin

“Globalmente, as previsões são de que os anunciantes, nos próximos quatro anos, movimentarão 25% de seus orçamentos de marketing, da publicidade tradicional para a publicidade nativa e o marketing de conteúdo.

Isso representará a maior mudança estrutural desde o surgimento da propaganda na TV”.

 

— Adam Abelin, Buzzanova (do Native Advertising Institute, 2018)

neil patel

 

“Qual parte do site recebe mais engajamento? É o fluxo editorial – as principais áreas de conteúdo.

Por isso, o melhor lugar para exibir seus anúncios é onde você pode incorporá-los nativamente ao conteúdo de seu website”.

 

—Neil Patel, da Neil Patel Digital 

“Quando você reconhece a saturação extrema dos canais sociais e de pesquisa, a publicidade nativa se torna um canal mais viável.

Você simplesmente usa mídia paga para obter conteúdo que alimenta seu funil na frente de pessoas que você não alcançaria. E entende que seu alcance não é uma proposição duvidosa; é garantido”.

 

— Chad Pollitt, autor do The Native Advertising Manifesto

Insights da pesquisa de publicidade nativa.

banner blindness (6)

Desempenho da publicidade nativa

Pesquisas do IPG e Sharethrough afirmam que os anúncios nativos aumentam em 9% a afinidade com a marca e 18% aumentam a intenção de compra em comparação aos banners de display.

Principais conclusões adicionais do estudo incluem:

  • Os consumidores analisaram os anúncios nativos com 53% mais frequência do que os anúncios de display.
  • 25% mais consumidores foram avaliados para analisar os posicionamentos de anúncios nativos no feed (o formato de anúncio nativo editorial mais comum) do que as unidades de anúncios de display.
  • 32% dos entrevistados disseram que o anúncio nativo “é um anúncio que eu compartilharia com um amigo ou um membro da família”, contra apenas 19% para anúncios de display.

Crescimento da publicidade nativa

De acordo com a eMarketer, os investimentos com anúncios nativos de exibição digital representam mais da metade de todos os investimentos em anúncios de exibição digital nos EUA em 2017.

banner blindness (7)

De acordo com BI Intelligence e Interactive Advertising Bureau, o investimento nas três principais forças da publicidade nativa aumenta significativamente a cada ano.

banner blindness (8)

Um relatório do Native Advertising Institute releva que a publicidade nativa gerou 18% da receita total de publicidade em 2016 e os publishers esperam que o número aumente para 32% até 2020.

Publicidade nativa traz luz à escuridão

Antes de ser acusado de plágio, quero admitir que adorei o subtítulo que encontrei em um post no 1and1.com e tive que o incluir. E eu vou me espelhar em alguns pontos que eles trazem no post.

A cegueira de banners é um desafio sério. Os bloqueadores de anúncios representam um sério desafio. O setor de anúncios deve reconhecer a falta de visibilidade e passar para novos formatos de anúncio.

A publicidade nativa comprovou ajudar os publishers a vender espaço publicitário e ajudou os anunciantes a alcançar públicos-alvo.

Você pode aprender muito mais sobre publicidade nativa e a imensamente ampla plataforma de descoberta de conteúdo Taboola navegando pelo site, ou pode simplesmente começar aqui.

 

Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!