Como avaliar seu mix mídia em tempos de trabalho remoto

Postado por

Nas circunstâncias comuns, pensar cuidadosamente em seu mix de mídia é essencial para atingir a audiência de maneira efetiva.

Agora, com grande parte das pessoas trabalhando remotamente de suas casas, pensar e planejar-se estrategicamente é essencial. Tenha sempre em mente os seguintes tópicos:

  • Onde os consumidores estão agora;
  • Que tipos de conteúdo e produtos eles estão procurando;
  • Como ajustar rapidamente sua estratégia em resposta a um mundo em constante mudança.

Se fala muito sobre empresas, negócios e agências dos mais variados tamanhos e faturamentos, todos enfrentando o mesmo desafio: como se comunicar com pessoas, levando informações valiosas e relevantes, além de manter seus negócios (e os de seus clientes) de portas abertas.

O impacto em sua estratégia de distribuição de investimentos e no mix de mídia é real, e se torna extremamente importante o quão rápido você consegue se adaptar a essa nova realidade com criatividade estratégica,reajustando seu plano de marketing. Aqui, vamos mostrar o impacto do coronavírus em mecanismos de busca, em mídias sociais e na web – além de compartilhar alguns possíveis caminhos para ajudar a reavaliar sua própria estratégiacom responsabilidade.

O tráfego em sites está aumentando, juntamente com search e redes sociais.

Temos visto um aumento do consumo de conteúdo online no Brasil. Nas últimas semanas o aumento de Page Views nas verticais tanto de entretenimento quanto de notícias de governo e política (como as vinculadas ao ministério da saúde, por exemplo) foi de mais de 65%, ilustrando esse aumentandotanto para conteúdos relacionados ao coronavírus como outras categorias de notícia. Não há dúvidas sobre isso: as pessoas estão passando mais tempo na internet.

É provável que search e redes sociais sejam presença constantes no seu mix de mídia, e isso é um ponto positivo – especialmente porque também estão apresentando um aumento de tráfego. Com o aumento do uso da internet e consumo de conteúdo online, agora pode ser um ótimo momento para entender como a “descoberta de conteúdo” pode se encaixar no seu mix de mídia.

As pessoas estão passando mais tempo online por um bom motivo: os publishers estão na linha de frente da comunicação. São eles que fornecem as últimas notícias, listas de atividade para fazer com as crianças durante a quarentena, entretenimento e muito mais. Se você deseja alcançar novos públicos e atingir seus próprios KPIs, sites de notícias e publishers locais podem ser o melhor lugar para se estar presente.

Aproveite ao máximo o tráfego com descoberta de conteúdo e publicidade nativa

A descoberta de conteúdo geralmente é levada em consideração em conjunto com a publicidade nativa – em termos simples, a publicidade nativa é um formato em que o anúncio corresponde à formatação e contexto do conteúdo das páginas.

Especialmente no contexto dos sites, isso acontece tanto em forma de conteúdo patrocinado ou vídeos no feed, ambos apresentados aos leitores como uma extensão não intrusiva de sua experiência de consumo de conteúdo.

Esse formato alcança os usuários em um momento estratégico: quando eles terminam de consumir conteúdo e estão prontos para descobrir algo novo. É neste momento em que os consumidores estão preparados para receber novas informaçõesou mesmo saber de produtos dos quais talvez não conheçam.

Esse comportamento é diferente da intenção do usuário em sites de busca e redes sociais. Se você está procurando algo, sabe o que está procurando e, em redes sociais, se esperar encontrar conteúdo relevante ao usuário e para o próprio círculo social. Na web aberta, essas expectativas mudam, e você pode alcançar um outro tipo de usuário, que está aberto para ouvir sua mensagem, independente se já teve algum contato com sua marca ou não.

Conteúdo patrocinado

Primeiro, o que é conteúdo patrocinado? Usado por profissionais de marketing e performance, o conteúdo patrocinado pode atrair consumidores para páginas de venda de produtos, e-books, cobertura de mídia, conteúdos em blogs etc.

Estamos vendo um aumento no número de campanhas de performance, voltadas a resultados de vendas, a medida que mais e mais profissionais buscam o sucesso com a comprovação do ROI.

Para melhores resultados, a seguir um exemplo de como construir uma estratégia:

  • Promova o conteúdo de sua página com CTAs (Call-to-actions) planejados e estratégicos para atrair novos consumidores, dentro de uma plataforma que permita que você conte sua história ao máximo;
  • Para quem que não se interessar de primeira, tente um retargeting com um e-book, promoção ou webinar em mídias sociais, depois que eles estiverem familiarizados com você;
  • Então use essa audiência para refinar suas estratégias de busca quando usuários gerarem a intenção de encontrar você ou produtos como os seus, e concluir uma compra.

Vídeos no feed

Anúncios em vídeos tendem a ser melhores para os KPIs de brand awareness, mas existem diversas maneiras de usar vídeo para performance também. Utilizar recursos como sobreposições de texto e pop-ups, oferece aos usuários a chance de clicar e aprender mais, se inscrever para receber conteúdos, ou até fazer uma compra.

No caso do Taboola Video Studio, ferramenta de criação de vídeos da Taboola, essa oportunidades de desempenho de marca vêm no formato de hot-spots, que proporcionam ao anunciante os impactos tangíveis nas taxas de cliques e vendas.

Os usuários que se engajam com esse vídeos são uma boa audiência para conteúdo patrocinado, ou em redes sociais e search, dependendo dos KPIs desejados.

Modelos de atribuição

É fácil se discutir sobre plataformas que cruzam diferentes estratégias – mas isso não significa nada, a não ser que você consiga amarrar os diferentes números e resultados e acompanhar o progresso.

Construir modelos de atribuição é uma maneira de gerenciar a quais pontos de contato uma conversão específica pode ser atribuída.

Geralmente, a atribuição é conferida ao canal de onde o anunciante recebeu a receita diretamente, conhecida como “atribuição de último clique”. Mas, a questão é que essa interpretação provavelmente não mostra toda a história. Uma compra pode ser feita depois de um anúncio de busca, mas isso não significa que seus anúncios em mídia social e de descoberta não tenham desempenhado o seu papel. A avaliação do valor de cada um desses pontos de contato permite que se aloque orçamentos nos canais corretos para criar um funil saudável.

Vamos pegar, como exemplo, um anúncio em search de aspirador de pó e que também tem 5 estrelas de avaliação. É provável que esse anúncio seja o último clique antes de fazer alguma compra, mas isso não leva em consideração as várias interações que os consumidores podem ter tido anteriormente. Talvez anteriormente eles tenham clicado em um anúncio nativo que os direcionou para um artigo sobre limpeza doméstica, ou viram o anúncio para o aspirador de pó nas redes sociais em outro dia.

Então, porque isso é importante? Expandir estratégias além da “atribuição de último clique” é a chave para impactar cada vez mais pessoas online, o que especialmente neste momento se tornou essencial para qualquer negócio.

No final do dia…

Um mix de mídia é sempre importante. Pensar através de todos os canais à disposição, por entre diferentes caminhos e como eles podem te ajudar é a chave para levar sua mensagem aos consumidores e ajudar sua empresa a se manter em evidência.

Em um mundo no qual as pessoas estão trabalhando de casa, a importância do seu site é ainda maior. Em seu mix de mídia, certifique-se de que está investindo para encontrar e conhecer mais pessoas, onde quer que estejam.

Sua mensagem é importante, seu investimento pode ser limitado, porém agora mais do que nunca, você precisa ter certeza de que está alocando seu orçamento da maneira que funciona melhor para seu negócio.

Crie sua primeira campanha com a Taboola!