Como criar conteúdo em uma crise

Postado por

Criar conteúdo original, interessante e relevante em um dia normal, é importante. Em tempos de crise, é crítico e essencial. Agora, mais do que nunca é necessário prestar a máxima atenção não apenas ao que está dizendo, mas como está dizendo. Adaptar-se rapidamente a situação significa também manter a relevância e originalidade para com seu público.

Você construiu (ou está construindo) uma audiência com a qual deseja se conectar e, quando o mundo está em crise, você pode – e deve – manter essa conexão ainda mais forte.

Na Taboola, falamos muito sobre a importância de criar um conteúdo bom e interessante, que sirva para agregar valor e evitar se tornar apenas mais um ruído na jornada digital diária das pessoas.

Conecte-se ao seu público quando você e ele estão passando por um momento de crise, isso irá contribuir e muito no relacionamento entre vocês durante e após as dificuldades.

Forneça valor real e tangível

É regra geral que conteúdo bom e relevante sempre forneça ao leitor ou consumidor algum valor. Seja esse valor literal na forma de um código de desconto, uma aula ou um ganho promocional, ou até mesmo apenas entretenimento ou educação – para ser relevante, o conteúdo precisa servir a um propósito.

Agora, mais do que nunca, as pessoas são limitadas de várias maneiras – limitadas no tempo, limitadas em recursos e, até mesmo limitadas em capacidade emocional. Se você estiver trabalhando para distribuir conteúdo nativo durante esse período, é importante considerar o estado em que seu público em potencial pode estar e oferecer algo interessante a ele.

Foque no outro, não em você

Ao criar conteúdo nativo, já está subentendido que você deseja conectar uma pessoa ou serviço aoseu produto, para que ela possa se inscrever, fazer uma compra, saber mais etc.

Aproveite esta oportunidade para verificar se realmente o que oferece está focado nas necessidades atuais do seu público-alvo e se foi feito para atendê-lo neste momento, do contrário o risco de ser ignorado e desconsiderado é grande. Mantenha-se atualizado e relevante à realidade das pessoas.

Seja uma autoridade no assunto

Nestes tempos sem precedentes, a disseminação de fake news ou de notícias não qualificadas pode ser bastante prejudicial.

É por isso que agora é mais importante do que nunca seguir o que você sabe e entende. Foque em sua expertise, nas áreas de especialização que sua empresa possui e coloque-as como prioridade para levar informações e conteúdo relevante ao usuário.

Você é uma empresa fitness? Desenvolva seu conteúdo nativo em torno dos benefícios que o exercício pode trazer para a saúde neste momento de ficar em casa. Possui um restaurante local?

Informe os clientes se e como você está operando. Educação financeira? Invista em conteúdo para ajudar as pessoas a navegaram esse momento com seus investimentos.

As pessoas estão famintas por conteúdo relevante vindo daqueles que entendem e sabem do assunto.

Valor, experiência e pessoas em primeiro lugar

Qualquer que seja o tamanho da sua empresa, alcançar sua audiência com conteúdo interessante, relevante e original em um momento de crise, resume-se a alguns princípios fundamentais.

Forneça mais valor do que nunca. As pessoas estão confinadas e limitadas de diversas formas – faça com que o tempo que elas consomem e interagem com seu conteúdo seja o mais proveitoso e valioso possível.

Coloque as pessoas em primeiro lugar. Os usuários estão atentos e sensíveis aos anúncios. Evite o ímpeto muito direto de venda, ao invés disso, foque na ideia de realmente prestar um serviço e agregar valor ao outro.

Demonstre conhecimento. Agora é a hora de posicionar-se e ser uma autoridade onde importa, e isso pode acontecer de diversas maneiras. Seja criativo e lembre-se que sua expertise pode agregar à vida das pessoas.

Em qualquer circunstância, garantir que o conteúdo seja original e interessante é o mais importante. Durante este momento de crise, o mundo todo enfrenta junto os desafios e obstáculos da pandemia. Lembre-se do valor de marcas e experts nesse momento e seja um recurso de informação e relevância para sua audiência e para aqueles que ainda não descobriram o seu valor. Invista em sua relação com os usuários e na construção do seu conteúdo, afinal é através dele que irá conversar com o mundo.

Crie sua primeira campanha com a Taboola!