Como estamos enfrentando a tempestade do COVID-19

Postado por

Já faz meses que tudo começou. Muitas coisas aconteceram no mundo e no nosso mundo.

Hoje, vou escrever sobre três coisas: como estão as pessoas na Taboola, como está nossa indústria e negócio e o que estamos fazendo para enfrentar essa tempestade, apoiando aqueles que foram afetados.

Reuniões de 30 minutos, mais próximos de nossos clientes e uma nova abordagem orientada por dados

Somos muito sortudos de que poucas pessoas na Taboola contraíram o COVID-19. Aqueles que foram infectados com a doença estavam em nossos corações o tempo todo e os apoiamos de todas as maneiras que pudemos.

Quase de um dia para outro, movemos 1500 funcionários de 18 países ao redor do mundo para um novo ambiente de trabalho, dentro de suas casas. Assim como muitos lendo este artigo, isso significa que realizar calls com seu filho no colo, cozinhar todas as refeições em casa, pular de uma vídeo chamada para outra, misturar a vida em casa com a vida profissional como nunca antes, e ser virtualmente convidado por todos seus clientes para conhecer suas casas pela primeira vez, passou a fazer parte da rotina.

Nós rapidamente abraçamos a flexibilidade no trabalho, implementando novas rotinas entre times, ajustando horas trabalhadas para aqueles que precisavam e aprendemos a estar conectados através das telas.

Também nos tornamos mais criativos na maneira de usar nosso tempo. Por exemplo, orientamos nossos gerentes e equipes de recrutamento a apoiar os esforços relacionados ao sucesso de nossos parceiros e gerar leads à medida que revertemos a contratação e fechamos nossos escritórios.

Utilizamos dados para orientar e navegar nosso business por incertezas iniciais, e continuamos fazendo isso. Criamos relatórios diários em diferentes mercados para manter o controle de como os gastos dos anunciantes estão mudando. Estamos procurando vulnerabilidades em torno de categorias que prosperam agora, mas que podem não prosperar após o término da pandemia global. Como as visualizações de página e os leitores mudaram muito, alguns conteúdos geraram receita mais alta e outros, receita mais baixa. Com base nisso, criamos uma nova métrica que calcula o “verdadeiro desempenho da receita” de nossa empresa na web.

Nós medimos a produtividade, e aprendemos muito sobre nós mesmos. Por exemplo, não podemos viajar, mas podemos organizar reuniões com pessoas de diferentes países de uma maneira muito mais fácil, e com uma frequência muito maior.

Também percebemos que enquanto era difícil realizar vídeo chamadas antes do COVID-19, agora, que todos estão disponíveis, funcionou muito bem.

Desenvolvemos uma maneira totalmente nova de operar nossos negócios durante esse período, orientada por dados, para nos permitir agir rapidamente conforme as coisas mudam

Você sabe que está em recessão quando as taxas caem

Existem muitas maneiras de explicar o que o COVID-19 fez com várias indústrias, mas na indústria de ads e publicidade, parece refletir categoricamente na queda das taxas.

As taxas caíram drasticamente – enquanto as taxas de performance de marca caíram um pouco menos, as taxas econômicas de maneira geral caíram consideravelmente com a pandemia. A tendência em torno das taxas globais e das taxas de mercado nos mostram se ainda estamos em recessão, se estamos tendendo a sair dela ou se a situação está piorando.

No dia 15 de março vimos uma redução imediata nas taxas globais de 17,5%, que foi a mudança mais acentuada já observada durante uma década de Taboola. Alguns dos maiores bancos do mundo ajustaram suas taxas com projeções da economia abaixo das taxas pré Covid-19 (recessão) e uma recuperação em cinco trimestres.

De primeira, também vimos um crescimento de 20% no tráfego na internet: pessoas estão em suas casas, curiosas e querem aprender o máximo possível sobre a situação atual. Isso regrediu e voltou ao normal em abril.

Vimos empresas públicas retirando orientações. Ninguém sabia o que estava acontecendo, e ser público durante esse período significava compartilhar essa incerteza com a comunidade de investidores.

Medidas que tomamos para garantir que nossos negócios avancem

Para todos nós na Taboola, não importa onde estejamos no mundo, o foco no negócio de nossos parceiros é essencial. Nosso objetivo é sair dessa recessão como um parceiro ainda mais estratégico, focado no cliente e apoiando todos que trabalham conosco.

Para isso, tomamos algumas medidas para nos adaptar rapidamente e com eficiência:

  • Economia interna de custos: Como muitas empresas, tivemos que congelar todas as contratações não críticas para os negócios, fechar nossos escritórios, reduzir gastos não essenciais de quase todos os tipos e reverter os gastos com marketing.
  • Adaptação de parcerias de publishers: Tivemos que pedir aos nossos parceiros publishers que trabalhassem conosco nesses tempos difíceis, passando temporariamente de uma garantia de receita para receita compartilhada.
  • Não estamos jogando apenas na defensiva, estamos também no ataque e fazendo tudo que está ao nosso alcance para garantir que nossos parceiros também tenham sucesso.
  • Estamos usando dados para mostrar oportunidades presentes e futuras para nossos anunciantes: Compartilhamos regularmente dados com anunciantes que mostram em que as pessoas estão interessadas e novas oportunidades vindas com o COVID-19.
  • Criatividade: Estamos fornecendo serviços criativos gratuitos para nossos anunciantes que procuram assistência com imagens, títulos e vídeos.
  • Taboola Trends: O Trends.taboola.com existe para oferecer informações gratuitas aos anunciantes em tempo real, para que eles nunca fiquem desatualizados.

Esse é só o começo. Vamos continuar a achar novos caminhos para ajudar nossos clientes a alcançar o sucesso.

Como damos retorno à comunidade

Além das iniciativas ligadas a negócios, nós fizemos o possível para dar algum retorno às comunidades.

  • Feed de notícias COVID-19: Em parceria com alguns das principais operadoras do mundo, agregamos notícias relacionadas ao COVID-19 dos publishers mais premium do mundo, levando informações de fontes confiáveis à ponta dos dedos dos usuários.
  • Tendências de notícias COVID-19: Abrimos ao público as tendências de leitores relacionadas ao COVID-19, para que editores, anunciantes e leitores pudessem ver as tendências que moldam as notícias em seus respectivos países.
  • Recursos de engenharia terceirizados: Dedicamos parte do tempo de nossos engenheiros à produção de um novo aplicativo chamado The Shield, ou HaMagen, em parceria com o Ministério da Saúde de Israel. Este novo aplicativo, atualmente em uso em Israel, pode informar instantaneamente aos usuários se eles cruzaram o caminho com alguém conhecido por ter sido infectado pelo coronavírus.
  • Coalizão de parceiros: Estamos participando da iniciativa da Digiday para apoiar os publishers que viram seus modelos de negócios impactados pelo coronavírus.

Uma nota pessoal

Enquanto o mundo se sente emocionalmente desgastado, eu também acho que existem pontos positivos nesse momento. Quantas vezes pudemos não só trabalhar de casa, mas também “estar mais em casa” e realmente passar mais tempo com nossas famílias?

Quando refleti sobre isso, me perguntei: “O que posso fazer agora que não poderia antes?”. E até senti que consegui apreciar mais as pequenas coisas, como aprender como cozinhar novas receitas para minha família, tomar um café da manhã e fazer pausas na companhia da minha esposa, aproveitar os intervalos para montar LEGO com meu filho, ou então poder dar um banho na minha filha recém-nascida depois de tocarmos um pouco de piano, além de poder colocá-la na cama todas as noites.

Eventualmente, o mundo vai voltar ao normal, mas enquanto isso é esquisito e desafiador. Vou sentir saudades de muitos desses momentos.

O que o futuro aguarda

Estes são tempos estranhos e todos os dias parecem inesperados, com novos obstáculos a cada curva. Mas estou otimista, a equipe está otimista e nos sentimos produtivos.

Depende de nós tomarmos medidas não apenas para garantir a sobrevivência, mas também para nos tornarmos um parceiro cada vez mais forte, amanhã e sempre.

Posso dizer que estamos ainda mais empolgados com o potencial de nos unirmos à Outbrain, pois em épocas como essa, queremos nos tornar um parceiro ainda mais forte, apoiando o jornalismo, a web aberta e os anunciantes de todos os tamanhos.

Só crescemos como empresa se nossos parceiros crescerem. Nossas parcerias estão sempre entrelaçadas em nosso tecido e, enquanto trabalhamos para apoiar nossos funcionários e suas famílias, nossos parceiros e nossos clientes, acreditamos que sairemos dessa recessão mais fortes do que nunca, prontos para seguir nossa missão de apoiar o jornalismo e nos tornar uma ótima alternativa de publicidade para Google, Facebook e Amazon.

Fique bem, cuide de si e da família – isso acabará eventualmente.

Crie sua primeira campanha com a Taboola!