Obter um ROI mais alto com a publicidade digital é o principal objetivo de quase todas as agências de mídia. Não importa se você está exibindo anúncios em vídeo pre-roll ou uma campanha de redirecionamento, você quer garantir que seu investimento em anúncios esteja gerando um retorno de investimento viável.

Com isso dito, todos podemos nos beneficiar da pesquisa para entender quais técnicas de publicidade são prejudiciais e intrusivas para a experiência moderna do usuário.

Vamos ser sinceros – os anúncios que são prejudiciais não são eficazes.

Quais anúncios não são eficazes?

O Nielsen Norman Group (NNG) decidiu descobrir exatamente quais tipos de anúncios estavam incomodando mais os usuários, ou, no mínimo, sendo completamente ignorados.

Eles realizaram uma pesquisa para descobrir as técnicas de publicidade mais odiadas. O NNG escolheu 452 adultos dos EUA e pediu-lhes que classificassem vários formatos de anúncios numa escala de 1 a 7, com 1 representando que amam muito e 7 retratando uma forte antipatia. Wireframes de 23 anúncios gráficos foram exibidos em dispositivos móveis e computadores, depois classificados.

O NNG usou wireframes em vez de anúncios reais para evitar influenciar as pessoas com o design, a marca ou a mensagem visual do anúncio.

hated advertising (1)

O anúncio pop-up não é amado, para dizer o mínimo.

De acordo com os resultados, o anúncio modal ou pop-up é a tática de propaganda mais odiada em desktop.

Embora você possa ceder à tentação de os pop-ups serem ótimos para expandir as listas de e-mail de seus clientes, a descoberta levanta uma preocupação importante sobre a intolerância a esse anúncio.

hated advertising (2)

 

A reprodução automática é perturbadora em desktop.

As outras técnicas mais desagradáveis entre os usuários de computadores incluem anúncios em vídeo de reprodução automática, anúncios intracontent, que reduzem o conteúdo de uma página da web à medida que aparecem, e links enganosos que aparecem como ideias úteis, mas são anúncios.

Quanto aos anúncios menos apreciados em desktop, as classificações de links relacionados e os anúncios do lado direito/lateral são significativamente mais baixos do que todos os outros anúncios no computador. A veiculação desses anúncios deve ser segura e não prejudicar a reputação de seus clientes.

Quando se trata de dispositivos móveis, o modal assume novamente o título de técnica de publicidade mais odiada. Na verdade, os modais se saem pior no celular (5,94 pontos) do que nos desktops (5,82 pontos). Essas sobreposições são realmente irritantes, pois algumas ocupam toda a tela e até bloqueiam a navegação no site.

hated advertising (3)

Os usuários de dispositivos móveis querem ver o conteúdo do vídeo imediatamente, não depois do anúncio.

Os outros anúncios mais odiados em dispositivos móveis são basicamente os mesmos dos desktops, e incluem anúncios intracontent, anúncios exibidos antes de um vídeo e links enganosos – esses e modais tiveram uma classificação significativamente maior do que todos os outros anúncios para celular.

As mídias sociais patrocinadas e os links relacionados são os vencedores de anúncios para dispositivos móveis: eles são considerados menos intrusivos do que todas as outras táticas de publicidade para dispositivos móveis. Assim, as campanhas que usam esses dois formatos têm maior probabilidade de gerar retornos positivos em investimento com anúncios.

Em termos de sentimento geral em relação à publicidade, o NNG descobriu que as pessoas odeiam mais anúncios para dispositivos móveis do que anúncios para computador.

hated advertising (4)

As pessoas gostam um pouco mais de anúncios em desktop.

Os anúncios para computador têm uma classificação média de 5,09, enquanto a média para anúncios para celular é de 5,45, o que implica que o ROI pode ser maior para campanhas para desktop.

Nosso veredicto:

Há necessidade de campanhas publicitárias integradas e multifacetadas. Sempre haverá algumas pessoas que mostram resistência a determinadas técnicas e formatos de publicidade, por isso há um benefício em usar várias táticas.

Dito isso, se há mais de uma década as pessoas ainda odeiam os mesmos formatos que estão atrapalhando suas experiências (os pop-ups também superaram o ranking de ódio em 2004), é hora de você começar a substituí-los por conjuntos de anúncios menos invasivos.

Para obter os melhores resultados, considere equipar suas campanhas com formatos nativos que não perturbem abertamente a experiência de navegação das pessoas de maneira inconveniente ou intrusiva.

Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!