Se há uma coisa que as famílias sabem fazer durante a época de festas, é compartilhar refeições deliciosas juntas. Para os anunciantes de bebidas e alimentos, é uma grande oportunidade para alcançar uma ampla audiência que procura encantar os entes queridos.

Quer você esteja anunciando alimentos, livros de receitas, um restaurante ou produtos de cozinha, todo o setor se unirá desde o Natal ao Ano Novo. Se você quer se destacar entre o buzz de fim de ano, precisará conhecer esses exemplos on-line.

De acordo com a Federação Nacional de Varejo (NRF), mais da metade dos entrevistados (55%) planeja fazer suas compras de fim de ano pelo menos parcialmente on-line, mas é um jogo extremamente competitivo nessa época do ano.

Se sua marca quer se destacar, você precisará de insights baseados em dados quando se trata de segmentação e orçamentos. Mais importante ainda, você precisará arrasar nos criativos para atrair os consumidores a clicar.

Neste período de festas de final de ano, nós nos aprofundamos no planejamento e na execução de campanhas de marketing digital para a indústria de alimentos.

Baixe o Novo Manual de Marketing para as Festas

Construir os melhores anúncios de comida é uma questão de movimento e cor.

De anúncios em vídeo a conteúdo patrocinado, vemos imagens e vídeos coloridos de pessoas com o melhor desempenho, independentemente da categoria.

Para campanhas de vídeo, concentre-se em ações específicas, enquanto que para conteúdo patrocinado e anúncios de mídia social, cores e a falta de adereços nas fotos são importantes para o desempenho.

Campanhas de vídeo: mantenha seus motivos em movimento.

A atividade física gera o melhor desempenho das campanhas de marca de vídeo. Para os anunciantes de alimentos, mantenha os motivos em seus vídeos cozinhando para maior engajamento.

Analisamos as duas mil principais campanhas de vídeo na Web aberta com base em duas métricas principais: visibilidade e taxa de conclusão. Nós mapeamos as ações em três categorias para ver onde está a maior oportunidade para os anunciantes do setor de finanças neste período de festas: atividade física, atividade vocal e atividade geral.

food holiday marketing (1)

 

Indo além do criativo, veja como o desempenho do vídeo de alimentos pode ser dimensionado:

  • Mantenha seus vídeos com duração de entre 15 segundos e 1 minuto
  • Inclua seu logotipo na tela para melhor recordação da marca
  • Inclua legendas, se necessário, para otimizar o som desligado
  • Inclua e sobreponha para melhor CTR
  • … ou um cartão final para direcionar tráfego de pessoas que terminaram seu vídeo
  • Por fim, teste três criativos de vídeo para melhor otimização

Conteúdo patrocinado: imagens coloridas sem animais são de alto desempenho para a indústria alimentícia

As imagens que geram a taxa de cliques (CTR) mais alta para marcas de finanças nesta época de festas não incluem animais. Mantenha as imagens com um pouco de distância para maximizar a CTR.

food holiday marketing (2)

food holiday marketing (3)

food holiday marketing (4)

Também analisamos as principais palavras-chave para usar em seus títulos e peças criativas de conteúdo patrocinado. Palavras-chave como “macarrão”, “frango” e “fácil” podem aumentar a CTR em até 184%.

Baixe o Novo Manual de Marketing para as Festas

Segmentação: os consumidores querem conteúdo de comida às quintas-feiras, e outras táticas de marketing para as festas.

Depois de desenvolver o criativo mais atraente possível, você precisa se concentrar em encontrar os clientes no melhor momento enquanto eles fazem compras on-line.

Analisamos vários parâmetros de segmentação para identificar exatamente quando e onde os anunciantes de alimentos podem encontrar seus consumidores e seu público nesta temporada de festas.

A oportunidade é definida na interseção entre oferta e demanda. Definimos o fornecimento como o valor que os anunciantes estão investindo para promover conteúdo e produtos e exigem a CTR desse conteúdo.

Veja o que encontramos:

É mais provável que você alcance consumidores de alimentos às quintas-feiras.

Do Natal ao Ano Novo é a época do ano com maiores oportunidades.

Algumas dicas finais: experimente testar campanhas especificamente para dispositivos móveis, além de promover páginas de destino que hospedam galerias de fotos. Observamos uma grande oportunidade para esse dispositivo e tipos de páginas de destino.

Por fim, te deixamos com um pouco de inspiração.

Essas marcas obtiveram sucesso com suas campanhas publicitárias criativas na Web aberta – veja como a Samsung, a Coverfox e a Lending Tree obtiveram sucesso recentemente.

Plated

Este conhecido serviço de assinatura de comida aumentou as inscrições em 12% com campanhas de conteúdo patrocinado.

The Food Network

A popular rede de conteúdo de gastronomia aumenta as visualizações de vídeos em 160% com o nativo.

À medida que você testa diferentes táticas de segmentação e criatividade para as festas de fim de ano, lembre-se de insistir na criatividade e nos testes A/B. Atualize os criativos com frequência para a melhor experiência.

A temporada de festas é um momento para compartilhar, dar e se divertir, que é exatamente o que você deve focar em suas campanhas para as festas –oferecer aos clientes e fãs a chance de fazer parte da ação.

Baixe o Novo Manual de Marketing para as Festas

Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!