O efeito psicológico que determinará seu mix de marketing de 2019

Postado por

Nos últimos meses, tenho explorado as semelhanças e diferenças de tendências e recomendações nas principais plataformas de publicidade digital. Eu reuni minhas ideias em um post depois de fazer uma co-apresentação com o YouTube em Cingapura e fiz o mesmo depois de me apresentar com o Facebook em Tel Aviv.

Eu recebi muitas respostas depois de escrever esses posts. Uma resposta que eu ouvi com bastante frequência, principalmente de marcas, foi sobre as diferenças entre as plataformas e qual deve ser o mix de marketing quando se leva em conta os prós e contras de cada plataforma.

Diversidade é a essência de um bom mix de marketing

Há infinitas recomendações de profissionais de marketing sobre a importância de diversificar ou incluir muitos canais em seu mix de marketing. Aqui estão algumas razões que se destacaram para mim:

  • Para evitar dependência em qualquer plataforma
  • Para alcançar um público mais amplo
  • Para obter acesso a dados variados que cada plataforma pode fornecer
  • Para alcançar os consumidores durante todo o dia

E embora os pontos acima sejam importantes e devam ser levados em consideração, há um efeito psicológico que torna a diversificação do marketing ainda mais crucial.

Eu aprendi sobre o “efeito de múltiplas fontes” de Bohemian Rhapsody

Alguns meses atrás, o filme “Bohemian Rhapsody” saiu nos cinemas. Eu estava em Nova York na época e o nome do filme continuava aparecendo. Primeiro, alguns dos meus colegas mencionaram tê-lo visto na noite anterior e amado.

Depois, minha avó me disse que viu e achou excelente, e alguns dias depois me chamaram para um encontro para assistir ao Bohemian Rhapsody, já que a pessoa havia ouvido também que o filme era ótimo.

Na psicologia, isso é chamado de “efeito de fonte múltipla“. As primeiras pessoas que pesquisaram esse efeito foram Harkins e Petty, em 1981. Eles demonstraram o efeito de múltiplas fontes pedindo aos participantes que assistissem a três vídeos de uma pessoa discutindo um ponto e três pessoas diferentes argumentando o mesmo ponto.

Mais tarde, os participantes foram convidados a avaliar os argumentos e o estudo descobriu que, quando os participantes viram três oradores, eram levados a atitudes significativamente mais positivas.

Este estudo abriu as portas para muitos outras pesquisas em múltiplas fontes, com 211 outros estudos citando esta fonte hoje em dia.

O que esse efeito significa para os profissionais de marketing

Há muitas razões pelas quais os líderes do mundo do marketing recomendam montar um mix de marketing diversificado.

Se o principal objetivo dos profissionais de marketing de marca é transmitir a mensagem da marca da maneira mais eficaz, o que aprendemos com a história de “Bohemian Rhapsody” e os estudos psicológicos que exploram esse efeito é que quanto mais diversificamos, mais forte será a mensagem.

Por fim, ao considerar qual deve ser seu mix de marketing:

  • Conheça os prós e contras de cada plataforma
  • Mantenha o efeito de várias fontes em mente
  • Não se limite a um ou dois canais de distribuição