O que é Recomendação de Conteúdo? Um Guia Completo para o que é Recomendação de Conteúdo e por que isso é importante.

Postado por

Recomendação de conteúdo” é um termo que você ouve com bastante frequência quando discute marketing e promoção de conteúdo online. Feito corretamente, o conteúdo recomendado pode ajudá-lo a aumentar o tráfego do site, obter mais leads e impulsionar vendas, e estes são grandes motivos para integrá-los à sua estratégia de promoção.

Neste guia, examinaremos todos os detalhes de recomendações de conteúdo, incluindo métodos para colocações de recomendação, porque recomendação de conteúdo é uma tática valiosa, e plataformas para recomendação de conteúdo. Também compartilharemos exemplos de recomendações de conteúdo de forma que você possa ver como elas podem ajudar a crescer seu site ou negócio.

O que é Recomendação de Conteúdo?

De forma simples, recomendação de conteúdo é um sistema para sugerir conteúdo para visitantes que visualizam seu site com base naquilo que eles já estão interessados. É parecido com a Netflix, mas para conteúdo da internet. É uma forma de publicidade nativa em que as recomendações de conteúdo se integram perfeitamente aos outros conteúdos de um site.

Você verá frequentemente recomendações de conteúdo na forma de um widget de conteúdo relacionado (com o título “conteúdo recomendado” ou “você também pode gostar”) estimulando visitantes a verem mais conteúdo do seu site ou de outros sites com conteúdo semelhante.

No entanto, como você verá, esse não é o único propósito de recomendações baseadas em conteúdo.

A recomendação de conteúdo trabalha de vários modos por meio de plug ins de site e plataformas de software. Algumas ferramentas de recomendação com base em conteúdo utilizam palavras-chave e tags para dar suas sugestões, enquanto outras prestam atenção à forma como as pessoas estão se engajando com o conteúdo que estão vendo agora, e utilizam isso como um guia para recomendações. Você pode ter também ferramentas híbridas de recomendação que utilizam essas duas abordagens.

Um exemplo de recomendações de conteúdo em ação é o Europa Press, que viu a taxa de cliques aumentar 46% e a receita aumentar 78%, utilizando widgets de recomendação de conteúdo.

Recomendações na página vs. Recomendações fora da página

Há dois tipos principais de recomendação de conteúdo: na página e fora da página. Recomendações na página atraem os visitantes a se aprofundarem no seu site, recomendando mais de seu próprio conteúdo para que eles consultem.

Recomendações baseadas em conteúdo na página ajudam a diminuir a taxa de rejeição do seu site e aumentar o tempo que as pessoas passam em sua página e site. Por sua vez, isso aumenta o engajamento com seu conteúdo e pode resultar em mais ações, criando ainda mais conscientização da sua marca e conteúdo.

Se você publica bastante conteúdo, então vale a pena explorar recomendações de conteúdo na página para garantir que mais pessoas vejam mais desse conteúdo. Por exemplo, o Newshub aumentou a receita em 168% e obteve 14 milhões de visualizações por recomendações de vídeo utilizando a plataforma de recomendação de conteúdo da Taboola.

on page content recommendation

Por outro lado, se seu site é novo e você ainda não tem muito conteúdo, você poderá não ter todo o benefício de recomendação de conteúdo na página.

Recomendações fora da página levam seus visitantes a sites de outras pessoas recomendando conteúdo externo relacionado, que eles acharão interessante. Esse tipo de recomendação baseada em conteúdo é útil para sites que dependem de indicação ou renda de afiliados, o que pode aumentar sua renda ao longo do tempo. Também é útil para sites que são parte de uma rede de publisher maior, uma vez que você pode utilizar recomendações para conduzir o tráfego para outros sites no grupo.

Ao utilizar recomendações fora da página, é importante garantir que o conteúdo que você está recomendando seja de alta qualidade. Se não for, pode prejudicar a percepção que os visitantes têm da sua marca. E é essencial evitar conduzir o tráfego para sites de concorrentes, para você não perder clientes. No entanto, é simples tratar disso ao definir as regras para recomendações de conteúdo.

Segue um exemplo de recomendações fora da página em ação. Socio-Pal utilizou recomendações fora da página para conduzir tráfego para a página de download do seu APP, aumentando os downloads em 30%.

Hear.com teve um aumento de dez vezes no tráfego de seu site, depois de inserir placements de recomendação de conteúdo em outros sites.

Formatos de recomendação

Um fator crucial para alcançar suas metas de recomendação de conteúdo é o formato da recomendação: onde você efetivamente coloca suas recomendações para que seus visitantes as vejam e ajam de acordo com elas.

Um formato comum para recomendações de artigo ou vídeo é no final de uma peça de conteúdo, para que os visitantes tenham algum lugar para ir depois que tiverem terminado de ler um post ou artigo de um blog. Por exemplo, o Blinkist obteve mais de 60.000 inscrições em seis meses, com suas recomendações.

E o Placetel utilizou vídeo de marca ao final de uma página para aumentar a conscientização da marca. A campanha obteve 80 milhões de impressões e levou a um aumento de 750% em inscrições.

Seu formato também pode imitar o visual de um site de mídia social. Ynet implementou o Taboola Feed e registrou um aumento de CTR em todos os seus sites.

Colocar recomendações sob o conteúdo não é a única opção. Você também pode fazer recomendações de conteúdo via widgets no site que deslizam para o lugar quando as pessoas estão próximas ao final da página ou ficaram na página por poucos segundos. E você também pode exibir recomendações de conteúdo via pop-ups. O segredo dessas duas últimas colocações é o tempo, já que você não quer incomodar os visitantes interrompendo sua experiência de leitura.

Por que recomendação de conteúdo é importante?

A recomendação de conteúdo é importante porque proporciona uma maneira fácil de personalizar a experiência do seu visitante, de forma que vejam o conteúdo que seja mais relevante para eles a qualquer tempo. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a conscientização da marca e o tempo no seu site, e a impulsionar o engajamento do usuário.

A recomendação de conteúdo funciona bem tanto para os anunciantes quanto para os publishers. Os publishers podem adquirir novos leitores e assinantes, e entender qual conteúdo é mais popular. Os anunciantes podem utilizar recomendações de conteúdo para colocar seu conteúdo patrocinado em sites de alta qualidade, sem se preocupar em ser bloqueado por ad blockers.

O que é uma plataforma de recomendação de conteúdo?

Uma plataforma de recomendação de conteúdo, também conhecida como plataforma de descoberta de conteúdo, é o software que faz o trabalho de recomendação de conteúdo. Utiliza algoritmos para identificar automaticamente e recomendar conteúdo relevante para visitantes do site com base em critérios pré-definidos. Por exemplo, você pode optar por recomendar conteúdo em um tópico específico para visitantes de uma determinada página.

Um exemplo de uma plataforma de recomendação de conteúdo é a Taboola. O recurso de descoberta de conteúdo da Taboola permite que profissionais de marketing e publishers atinjam novas audiências, gerem leads, aumentem conscientização de marca e impulsionem engajamento com formatos de alto desempenho e recomendações bem direcionadas.

Por exemplo, o Newshub utilizou o Feed da Taboola para conduzir o tráfego para artigos escritos para clientes, e alcançou um aumento de 168% na receita.

EuroNews dobrou a receita em uma semana, e viu um aumento de 60% em CTR orgânico, utilizando o Taboola Feed e o Taboola Newsroom para aumentar o engajamento.

O site de viagens Traicey utilizou o Taboola Feed para levar a um aumento de 200% na receita. O CTR orgânico também aumentou em 150%.

O poder das recomendações de conteúdo à sua disposição

Como você viu, as recomendações de conteúdo têm o potencial de aumentar o engajamento do leitor e do visitante, resultando em uma maior conscientização de marca, bem como mais leads e vendas. Agora que você entende mais como as recomendações baseadas em conteúdo funcionam e como elas podem ajudar sua marca, entre em contato com a Taboola para mais informações.

Crie sua primeira campanha com a Taboola!