Se você está procurando uma solução para melhorar as conversões e tornar as estratégicas de marketing do seu site mais eficazes, a criação de uma Landing Page pode ser a resposta que procura. Mas o que é uma Landing Page (página de destino) e como exatamente funciona no marketing digital?

Este artigo irá ajudá-lo(a) na compreensão desse recurso, mostrando como funcionam dentro das estratégias de marketing digital e como você pode usá-las para gerar leads e vendas.

O que é uma Landing Page e como ela funciona?

Uma Landing Page é uma única página da web criada como destino para uma campanha específica de marketing. É chamada assim por ser aquela em que o usuário é redirecionado, onde o visitante aterrissa (do inglês landing) depois de clicar em um link no seu anúncio ou campanha de marketing. Além de usar essas páginas como destinos de anúncios, você pode compartilhar links para elas nas mídias sociais, adicioná-las aos vídeos e incluí-las no e-mail ou em outras campanhas.

As páginas de destino não são como as outras páginas do seu site. Muitas das páginas do seu site, como a página inicial, incentivam os visitantes a explorá-lo ainda mais e aprofundar seu conteúdo. Por outro lado, as páginas de destino concentram-se em incentivar os visitantes do site a permanecerem onde estão e a executar uma ação específica. As páginas de destino incluem um “Call to Action” (CTA), é um link ou botão de texto, sinalizando a ação a ser tomada.

Quando os visitantes seguem uma campanha para uma página de destino, clicam no CTA e tomam a ação desejada, isso é uma “conversão”. Os melhores exemplos de Landing Pages são aqueles com o melhor resultado em aumentar as conversões e reduzir o custo de aquisição de leads e vendas.

Existem vários tipos de Landing Pages, entre elas, splash pages, páginas de coleta de leads, páginas para vendas entre muitas outras. Cada tipo de formatação atende a uma meta de marketing diferente, e você deve explorar diferentes tipos de páginas de destino, dependendo da meta da sua campanha.

Qual é o objetivo principal de uma página de destino?

O principal objetivo de uma página de destino é incentivar os visitantes a tomar uma ação. Essa ação geralmente está relacionada à vendas ou geração de leads. Você pode usar uma página de destino, por exemplo, para incentivar as pessoas a se inscreverem no seu webinar, fazer uma avaliação gratuita ou baixar um e-book.

Qual é a diferença entre uma Landing Page de vendas e uma de coleta de leads?

Ambas as páginas são destinos para campanhas de marketing e publicidade. Uma página de vendas geralmente tem múltiplos “Call to Action”, enquanto uma página de coleta de lead (bem construída) terá apenas um. Ambas normalmente acompanhadas de pequeno texto para estimular a tomada de ação.

Quantas páginas de destino você deve ter?

Pesquisas mostram que sites com dez até quinze landing pages recebem um aumento de 55% nas conversões quando comparados com aqueles com menos de dez páginas. Também há um aumento de 500% nas conversões para sites com mais de 40 páginas de destino. Portanto, faz sentido criar páginas individuais para cada campanha de marketing que esteja presente em sua estratégia de comunicação.

Observe que as Landing Pages para celular geralmente funcionam de maneira diferente das direcionadas aos usuários de desktop. É por isso que sempre faz sentido criar páginas de destino exclusivas para campanhas de mobile.

Onde colocar sua página de destino: Preciso de um site?

Embora muitas pessoas hospedem suas páginas em seu próprio site, não é necessário ter um para sua página de destino. Você pode criá-las usando inúmeras ferramentas específicas para este fim, como o Instapage por exemplo.

Muitos provedores de e-mail também incluem ofertas de criação de páginas de destino. Fique atento a essas oportunidades na hora de implementar suas Landing Pages.

Conclusão

Este guia ajuda você a entender as Landing Pages, respondendo às principais perguntas sobre o que são e como funcionam. Aqui está um breve resumo:

  • As Landing Pages são destinos para campanhas de marketing ou publicidade, ajudando as empresas a gerar leads ou vendas
  • Cada página se concentra em um único Call to Action
  • Você não precisa de seu próprio site para criar uma Landing Page
  • Como você precisa de uma Landing Page diferente para cada campanha, é bom ter várias páginas em sua estratégias de comunicação
  • Em seguida, veja como o Taboola pode ajudá-lo a direcionar o tráfego para suas páginas de destino para atingir suas metas de negócios.
Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!