O que os anunciantes precisam saber sobre os hábitos de leitura online, confiança e alcance da audiência durante o COVID-19

Postado por

Em um mundo trabalhando remotamente e no qual cada investimento em publicidade faz diferença é importante que os anunciantes entendam onde e quando os usuários e clientes estão mais abertos a receber mensagens de sua marca, principalmente em suas estratégias de vídeo. Quando você cria um conteúdo de vídeo, a audiência que você tão cuidados amente segmentou em sua campanha pode não estar sendo impactada da maneira que deseja. Então, o que exatamente você precisa saber para envolver as pessoas e realmente levar sua mensagem adiante?

Como um profissional de mídia executando campanhas publicitárias, as informações mais abrangentes são indiscutivelmente importantes – quem é o público-alvo, quando historicamente demonstraram alto engajamento, o que funcionou no passado etc. Todas essas são questões necessárias a serem consideradas ao planejar sua estratégia, mas o que separa uma campanha excelente das nem tão boas, é justamente se aprofundar nos detalhes e tendências de comportamento para traçar uma segmentação detalhada e criteriosa. O que há em um determinado momento, que aumenta a probabilidade das pessoas se envolverem com seus anúncios?

Para ampliar nosso entendimento no assunto, realizamos uma pesquisa com pessoas ao redor do mundo e ouvimos consumidores reais e seus hábitos e preferencias de consumo. Analisando suas respostas, fomos capazes de detalhar o quando e onde do momento mais propícias ao consumo de novas mensagens e anúncios e claro, o que isso significa para você.

A pesquisa por trás de ótimos anúncios

Em 2019, realizamos um estudo em parceria com a Nielsen e descobrimos que, ao final de um artigo, os leitores se encontram no que chamamos de Moments of Next. Estes momentos são os horários do dia em que o usuário está aberto a explorar algo novo – incluindo publicidade – dado ao fato de que a carga de informações recebidas e o uso da capacidade cognitiva para absorção e processamento de informação, estar significativamente menor quando comparado com outros momentos do dia.

A partir desta descoberta, nossa missão é aprender cada vez mais sobre esse momento – um mergulho mais profundo para entender quando isso acontece e como isso afeta os consumidores. Em um novo estudo conversamos com 5.000 pessoas sobre suas preferências com relação a anúncios de vídeo no ambiente digital. Em meio ao momento único em nossa história, compartilhamos também novos dados de como conteúdo e notícias online estão sendo consumidas nos tempos de COVID-19, para que possa entender não só o conteúdo que desperta interesse, mas também os hábitos de consumos e mudanças no comportamento do usuário de forma geral, para que possa se inteirar em todas as frentes para garantir o sucesso em sua estratégia online.

Aumento de audiência nos sites de notícias

Desde que a OMS declarou o novo coronavírus uma pandemia, os dados de leitura e consumo de conteúdo da rede da Taboola mostram um aumento no tráfego e no engajamento com o conteúdo de notícias locais, incluindo um aumento de 21% em leitores únicos, 11% de aumento em page views e 78% de aumento no tempo gasto por página, em análises de médias diárias da última semana em comparação às semanas no período anterior à pandemia.

Usuários estão abertos a anúncios, desde que exibidos em fontes confiáveis

Em outra pesquisa realizada pela Taboola com 1.000 pessoas ao redor do mundo sobre o locais que mais confiam em informações nos tempos de coronavírus, 4x mais pessoas confiam mais em anúncios em sites de notícias em comparação com anúncios em redes sociais.

Como captar a atenção da audiência, mesmo nesse momento

Na busca pelo entendimento dos chamados Moments fo Next, a primeira dúvida que tivemos foi em quais situações os entrevistados se encontram em tal momento. Em quais situaçãoes estão abertas a novas informações e mensagens? Perguntamos a eles: ‘Quando você tem mais chances de descobrir algo novo online?’ E chegamos à conclusão de que a maioria das pessoas experimenta essa inclinação ao novo quando acorda/dorme, faz uma pausa no trabalho e, não surpreendentemente, quando está no banheiro.

Aonde está o conteúdo importa e muito

O desafio seguinte era descobrir onde, exatamente, essas pessoas estavam gastando seu tempo online. A maior descoberta de todas? Um quarto dos entrevistados respondeu que passa a maior parte do tempo em sites de conteúdo e notícias, e outro quarto nas mídias sociais.

A diferença entre os dois destinos on-line praticamente empatados em primeiro lugar, está no elemento de confiança. O contexto é fundamental para a percepção da marca, e o contexto em que um anúncio está em um site de notícias é bem diferente do que em redes sociais. Além da confiança 4x maior em sites de notícia, 63% dos participantes afirmaram que esperam ver as maiores empresas do mundo (Fortune 500) anunciarem em sites de notícias.

Esteja atento à experiência do usuário

Para testar ainda mais as descobertas de nosso estudo anterior com a Nielsen, que indicou que as pessoas não prestam atenção aos anúncios em canais interruptivos, perguntamos aos entrevistados: ‘Ao assistir um anúncio em vídeo online, o que é mais importante para você?’

Metade deles respondeu que o posicionamento do anúncio, especificamente “que se possa pular ou sair dele” e que “não esteja interrompendo”, era o que mais importava. Tais aspectos, para os entrevistados são mais importantes do que o nível de entretenimento apresentado, do que relacionar-se a uma marca conhecida e apreciada pelo entrevistado, ou o grau de informação do anúncio.

O que tudo isso significa pra você?

Se você deseja que seu anúncio em vídeo seja visto e bem recebido pela audiência, existem algumas medidas simples a serem seguidas.

Lembre-se de que você está comunicando para pessoas. Somos todos humanos, o que significa que todos nos deitamos na cama e usamos o celular, todos fazemos pausas no trabalho para aquele merecido descanso e, definitivamente, todos usamos o banheiro. Alcance pessoas nesses momentos tão humanos do dia em que estão mais receptivas.

Esteja atento ao contexto. Você quer que seu anúncio seja confiável, o que significa estar em meio a outros conteúdos confiáveis.

Anuncie em sites e portais de notícias. Com mais confiança dos usuários que outros canais de mídia, adicionam mais valor à credibilidade dos seus anúncios e são um ótimo lugar para seus anúncios serem vistos.

Não interrompa. Interromper o usuário em meio a conteúdo terceiro aproxima seu anúncio de vídeo de ser ignorado e percebido negativamente. E.vite

É importante também não esquecer o quão crucial os elementos criativos de um vídeo podem ser para seu desempenho. Incluir texto, ter ou não a presença de pessoas, mostrar certos elementos sazonais entre outros, podem afetar a maneira com que seu vídeo será consumido.

No final do dia, quem você impacta é muito mais do que apenas público-alvo. São pessoas que gostam de rir, pessoas com hábitos diários e provavelmente que também precisam de três alarmes para sair da cama.

Por trás de cada Moment of Next, há uma oportunidade de entender melhor a experiência on-line dos usuários. Dedicar um tempo para entender essas pessoas, e quais são os momentos de alto envolvimento e engajamento, levará você a se tornar mais íntimo e próximo de quem mais importa. Algo especialmente importante neste momento.

Crie sua primeira campanha com a Taboola!