De acordo com o Content Marketing Institute, 89% dos comerciantes B2B estão usando o marketing de conteúdo. Já uma pesquisa da Hubspot provou que, quanto mais as publicações de blogs publicadas por mês, mais tráfego para o seu site.

Para as marcas, o conteúdo refere-se a qualquer recurso usado para se envolver com seu público. Pode ser um blog detalhado, um vídeo atraente ou um infográfico compartilhável.

O conteúdo ajuda a sua empresa a se conectar e se envolver com um público-alvo crescente, pois você estabelece sua marca como especialista ou influenciador em seu campo – mas, além disso, as empresas investem no marketing de conteúdo porque podem gerar tráfego, leads e, por fim, vendas.

61% das empresas bem-sucedidas possuem uma estratégia documentada de marketing de conteúdo (Content Marketing Institute 2017). Se você não tem a sua, está perdendo esta oportunidade poderosa.

Muitas vezes, as empresas caem na armadilha de escrever sobre si mesmas e seus produtos, mas, infelizmente, há muito tempo os dias de propagandas disruptivas e vendas diretas caíram por terra. Seu público quer materiais valiosos, ricos e originais (e eles querem isso agora).

Um dos principais desafios que os profissionais de marketing enfrentam hoje é satisfazer sua audiência, ou seja, eles devem estar constantemente produzindo conteúdo.

Então, como continuar com um material de alta qualidade e que seu público vai descobrir e adorar?

O truque aqui é saber o que sua audiência quer antes de partir para o esforço de criá-lo.

Criar conteúdo para seu próprio nicho é inteligente, simplesmente porque você já é uma autoridade para ele! Vá pela simplicidade e escreva sobre o que você já conhece – seus clientes e prospects agradecerão por isso. Sendo assim, conheça nossas dicas:

Conheça o seu público

Para realmente conhecer o seu público, você tem que fazer algumas perguntas:

  • Por que eles podem estar buscando seu negócio neste momento específico?
  • Quais são os problemas mais comuns que seu público-alvo pode enfrentar?
  • Como eles resolvem esses problemas, atualmente?
  • Como o seu negócio poderia ajudá-los a resolvê-los melhor?

Ao responder a essas perguntas com textos, vídeos, etc, você configurará a maneira como interage com seu público. Uma vez dentro da mente do seu cliente, você poderá responder a essas perguntas e expandir para outros tópicos mais tarde.

Outra ótima maneira de descobrir o seu público-alvo é olhar para empresas semelhantes às suas – os concorrentes podem ser surpreendentemente úteis. Olhe para as suas páginas de mídia social e depois observe como elas se comunicam com o público.

Estude a linguagem e as palavras-chave. Seu público-alvo provavelmente será semelhante. Estudar seu concorrente pode estimular idaias e ajudá-lo a desenvolver seu próprio estilo de comunicação.

Crie uma persona

Outra maneira de entender o seu público-alvo é criar uma “persona”. Uma persona é mais do que apenas um chute sobre seu público, mas um personagem semi-ficcional que representa um grande número de seu público atual.

Escolha a cidade, escolha seus passatempos, escolha o canal de mídia social com o qual eles interagem, quais publicações on-line lêem e mais. Isso concentra seu conteúdo e adapta seu tom, estilo e ajuda você a falar diretamente com seus leitores.

Lembre-se: O que pode ser fascinante para você pode não ser para seu público. Manter-se focado no que sua audiência quer se envolver, mantém você em progresso com sua estratégia.

Escreva um conteúdo fácil de ler

Seus textos não devem ser lidos como um livro didático acadêmico. Escreva um conteúdo que seja fácil de ler usando as palavras-chave que seu público provavelmente usaria enquanto escreve ou enquanto falaria da sua marca.

As palavras-chave mais do que apenas fornecem uma leitura fácil. Eles também têm um enorme impacto no SEO (Search Engine Optimization) – uma maneira de garantir que seu conteúdo seja facilmente encontrado, e pela quantidade máxima de pessoas possível.

Quanto maior a qualidade e originalidade do que você produz, melhor será seu resultado nos motores de busca. Pense sobre quais palavras-chave que seu público-alvo procurará, e depois verifique se eles aparecem em seus blogs ou conteúdo.

Estas são três regras básicas para criar um conteúdo de nicho envolvente:

  1. Fique atento a parágrafos e frases curtos.
  2. Divida textos longos com cabeçalhos, subtítulos e imagens atraentes.
  3. Crie títulos concisos e atraentes que chamem a atenção do leitor.

As listas são outra ótima forma de criar conteúdo. Elas ajudam os leitores a navegar facilmente na página e digerir o que está escrito. A maioria das pessoas não lê todas as palavras de uma vez, então escreva de uma forma que lhes permita memorizar as palavras-chave importantes.

Escreva conteúdo original

Escrever conteúdo original é a chave. Seu nicho provavelmente está sobrecarregado com materiais idênticos espalhados pela internet, então, por que não pensar fora da caixa e se destacar da multidão?

Mesmo se você estiver escrevendo sobre algo que já tenha sido publicado extensivamente, coloque seu próprio toque sobre o assunto ou fale sobre suas experiências pessoais. Seu conteúdo deve ser oportuno e preciso – verifique suas fontes e sempre garanta que você esteja dando os créditos devidos.

Manter seu conteúdo oportuno também significa “conteúdo antigo atualizável“. Só porque você já postou algo, não significa que você não pode voltar e dar uma renovada.

Crie valor

Os consumidores não querem que os produtos sejam impostos a eles. A melhor coisa que você pode fazer para se conectar com os leads é criar valor.

Ofereça ao seu público algo, seja um conselho, um guia instrutivo passo a passo, ou direcionando-os para recursos úteis através de links para outros artigos ou documentos técnicos. Seja acessível ajudando-os a resolver um problema ou oferecendo algo que os beneficie.

Quando você se torna uma autoridade, você cria confiança e as pessoas continuarão retornando ao seu blog como um recurso. Isso funciona melhor do que aquele conteúdo excessivamente promocional – os consumidores sentirão o cheiro de velho marketing a quilômetros de distância!

Como chamar a atenção para seu conteúdo

Então, você terminou de criar seu conteúdo – parabéns! O próximo desafio é trazer mais acessos para sua postagem. Distribuir seu conteúdo em canais de descoberta de conteúdo, redes sociais e e-mail são ótimas maneiras de aumentar a visibilidade e aumentar as ações.

Depois de estudar seu público-alvo, você saberá onde seu público-alvo está presente em vários canais de mídia social.

Já, se você está tentando alcançar os consumidores que estão abertos a descobrir algo novo, as plataformas de descoberta de conteúdo são a melhor opção para distribuição. A descoberta também ajuda a converter consumidores de conteúdo em todas as etapas do funil.

O marketing de conteúdo efetivo começa com conteúdo de qualidade. Se você estiver criando conteúdo de excelente qualidade, seu público vai se envolver com seu negócio e, eventualmente, pagar pelos serviços e produtos que você oferece.

Além disso, este é um dos métodos mais econômicos para construir e promover sua marca. Uma vez que você descobriu onde seus clientes estão e realmente entende a solução que eles estão procurando, você poderá criar conteúdos oportunos e atraentes que, em última instância, convertem.

A Taboola é a principal plataforma de descoberta do mundo, oferecendo recomendações de 360 bilhões de conteúdos para mais de 1 bilhão de visitantes únicos a cada mês nos sites de portais mais inovadores da web. Para saber mais sobre como a Taboola pode ajudá-lo, entre em contato e comece sua campanha!

Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!