Passa-se mais de 86 minutos por dia assistindo a vídeos só nos Estados Unidos. Isso é quatro vezes mais do que o tempo que deveríamos gastar em coisas realmente importante – como cuidar dos nossos filhos.

Para profissionais do marketing, o fato de tantas pessoas amarem vídeos é ótimo porque agora eles podem alavancar exatamente a mídia que os consumidores preferem.

Mas se as pessoas amam vídeos porque tantos usuários pulam anúncios e, pior ainda, eles irritam os consumidores? Onde os programas de TV estão acertando e os comerciantes não?

Consumidores amam vídeos porque é entretenimento e divertido

Para responder a essa questão, fizemos uma pesquisa. Uma coisa que foi de particular interesse para mim desde o começo do processo foi a diferença entre o tempo que os consumidores passam assistindo a vídeos digitais (incluindo plataformas como a Netflix).

Uma coisa que foi de particular interesse para mim no início deste processo foi a diferença entre o tempo que os consumidores passam assistindo a vídeos digitais em geral (incluindo plataformas como o Netflix) e a conclusão de anúncios em vídeo.

O que é que os consumidores estão procurando em vídeos que eles encontram em shows populares, mas não em anúncios (ainda)?

Para responder isso, nós demos um passo para trás decidimos perguntas às pessoas – o que você ama nos vídeos? Fizemos essa pesquisa com 1.500 pessoas espalhadas pelos Estados Unidos e foi isso que descobrimos:

  1. É fácil, ou como uma pessoa disse, “é melhor do que ler ou pensar”
  2. É informativo ou para “obter respostas”
  3. É relaxante e “me mantém calmo”
  4. É entretenimento e “mata o tempo”
  5. É divertido, e no geral, “os vídeos são agradáveis”

Apesar de existir uma pequena diferença entre entretenimento e diversão, para o propósito dessa análise nós decidimos combinar os dois. Os resultados mostraram que 71% das pessoas gostam de assistir vídeos porque é uma forma de entretenimento e diversão (veja o gráfico).

Quando coletamos nossas respostas uma coisa estava clara – não importa em qual idade, gênero, ou área nos Estados Unidos:

As pessoas assistem vídeos simplesmente porque é divertido.

Diversão do ponto de vista psicológico

Em 2009, a Volkswagen fez uma série de experimentos como parte da sua “teoria da campanha divertida”. Em um dos experimentos, eles tentaram fazer com que mais pessoas usassem as escadas ao invés das escadas rolantes e, para isso, transformaram escadas em um teclado de piano gigante. Dessa forma, ao pisar em um degrau, o som de uma nota musical era produzido.

66% mais pessoas usaram as escadas naquele dia.

Não foi porque a escada rolante quebrou ou porque eles receberam uma compensação em dinheiro. Essas pessoas usaram as escadas porque foi divertido para eles e ofereceu uma recompensa intrínseca.

O chocolate Mars e a KFC dominaram a arte dos vídeos divertidos

Essas duas marcas de comidas inventaram alguns anúncios incríveis de 15 segundos que foram ao ar na Austrália. Veja como eles divulgaram suas marcas (estou morrendo de vontade de comer chocolate com frango agora) de uma forma divertida e que entretém nos vídeos:

Profissionais do marketing – façam vídeos divertidos. Eles são intrinsecamente recompensadores

Como profissionais do marketing, precisamos entender que a mesma recompensa intrínseca que se aplicou às pessoas que usaram a escada de piano se aplica hoje quando os consumidores assistem aos nossos vídeos.

Se quisermos que as pessoas se envolvam com os nossos vídeos e que eles tenham um impacto verdadeiro, precisamos criar vídeos que estejam alinhados com o que os consumidores desejam: vídeos divertidos e de entretenimento.

Publicado originalmente:

Crie sua primeira campanha com a Taboola!