Tendências no mundo digital Brasileiro

Postado por

Em 2014, o site americano Mic declarou que os brasileiros estavam “viciados na Internet.” Embora isso possa soar um pouco ousado, o artigo estava certo.

De acordo com uma pesquisa publicada pela consultoria A.T. Kearney, pouco antes do artigo do Mic, 51% dos brasileiros estão conectados à internet, “durante todo o dia.”

Isso fez com que Brasil se tornasse o país mais conectado entre os 10 países consultados na pesquisa, superando os 37% de entrevistados que responderam de forma parecida com a Nigéria, a segunda nação mais obcecada com a internet.

Em 2016, o caso de amor do Brasil com o mundo digital só cresceu mais profundamente. Segundo dados do Taboola, o consumo de mídia da nação sul-americana aumentou continuamente ao longo do ano, abaixando somente durante o período de férias no final de dezembro.

E como você pode esperar de um país ‘always-on’ como o Brasil, os dispositivos móveis representaram a cereja do bolo nos pageviews e tempo de leitura.

Hoje, o nosso analista de marketing, Gal Salomon, faz um mergulho mais profundo sobre nossos dados para lançar uma luz sobre como os brasileiros consumiram conteúdo no último ano e, também, te fornecer bons insights sobre o crescimento de um dos maiores e mais importantes mercados de mídia digital.

Mais brasileiros consumido conteúdo a cada mês que passa

O número de pessoas que curtiam as recomendações de conteúdo da rede da Taboola a cada semana aumentou quase que continuamente ao longo do ano. Embora nós víssemos uma ligeira diminuição durante o período de férias, veja que o número de usuários semanais exclusivos no Brasil cresceu mais de 100% entre as primeiras e últimas semanas do ano.

A concorrente StatCounter apresentou um gap no mobile brasileiro e o crescimento do desktop, enquanto no público leitor brasileiro da rede Taboola foi espalhado de forma bastante equilibrada em todos os dispositivos móveis e desktop, acessando recomendações em cada plataforma.

Na rede Taboola Brasil, o mobile é dominante sobre o desktop, trazendo mais usuários únicos para esta plataforma. E como já era esperado, o uso de tablet no Brasil bem baixo, chegando na casa dos 2%.

As page views também cresceram em 2016 e o mobile abriu o caminho

Como usuários individuais, nossos dados mostram que pageviews de conteúdo brasileiro continuaram a subir durante todo 2016. O que é impressionante, porém, é a força que os usuários móveis tiveram nesta categoria.

Apesar de audiências móveis e desktop terem sido responsáveis por um número semelhante de pageviews durante as primeiras semanas, a diferença aumentou consideravelmente ao longo dos meses que se seguiram. No geral, segundo os dados da Taboola, os brasileiros consumiram, aproximadamente, 50% mais páginas em dispositivos móveis do que em dispositivos de desktop.

Além acumularem mais pageviews, os usuários móveis brasileiros estavam muito mais envolvidos. Ao longo do ano, estavam consumindo duas vezes mais conteúdos para celular (cerca de 5 páginas por sessão) do que no desktop e tablet (cerca de 2,5 páginas por sessão).

A duração da vizualização das páginas também aumentou de forma constante, tanto para usuários móveis quanto para desktop, com exceção de uma ou duas semanas, como feriados e períodos desaceleração.

Assim, as visualizações a partir do mobile superou de longe o desktop.

Os usuários móveis estavam altamente engajados

A duração média da sessão manteve-se estável durante a maior parte do ano, com usuários móveis passando muito mais tempo com com conteúdo do que seus parceiros no desktop. Em qualquer uma das semanas, as audiências móveis dos brasileiros tiveram tempo médio de duração entre duas e três vezes maior do que as audiências do desktop.

Ao longo do ano, os usuários móveis tiveram sessões com duração média de 2,2 minutos contra os 0,9 minutos para usuários de desktop e 1,1 minutos para os usuários de tablets, com um aumento na duração da sessão durante os últimos três meses do ano.

Este é o caminho

Como nossos dados sobre o Brasil mostram, a nação sul-americana é uma região de crescimento rápido para as marcas e editores.

O Brasil já é o quinto maior mercado de smartphones do mundo, com 64 milhões de usuários, e este número só tende a aumentar nos próximos anos.

Para os empreendedores e criadores de conteúdo, esta é a hora de começar a investir nesta área e atender aos gostos e hábitos dos usuários individuais brasileiros.

Ao perceber os insights que nós compartilhamos aqui, marcas e editores devem criar estratégias de conteúdo personalizadas que realmente ressoem com o consumo de conteúdo móvel, sendo essa a oportunidade perfeita para repensar sobre as melhores formas para manter suas audiências móveis cada vez mais envolvidas.

Enquanto isso, os provedores de conteúdo patrocinado na plataforma Taboola podem adaptar sua abordagem, estudando as melhores táticas de conversão mobile.

Por fim, marcas e editores podem esperar por outro grande ano no Brasil. Como é frequentemente o caso na esfera da mídia digital, as pessoas aproveitam as oportunidades e se prepararam com antecedência serão aqueles com maior probabilidade de se manterem de pé quando a poeira baixar!

Taboola é a maior plataforma de descoberta de conteúdo do mundo, atendendo recomendações de 360B a mais de 1B visitantes únicos a cada mês nos sites de editoração mais inovadores da web. Para saber como podemos oferecer suporte à sua estratégia de conteúdo, entre em contato ou comece sua campanha agora!